Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / Gerenciamento  / 5 dicas de ferramentas de marketing digital para pequenas empresas
ferramentas-de-marketing-digital

5 dicas de ferramentas de marketing digital para pequenas empresas

As empresas hoje dependem de ferramentas de marketing digital para sobreviver.

Parece dramático, certo?

Mas, considere que elas incentivam o crescimento e garante que você não gaste seu valioso tempo em tarefas desnecessárias.

E, por outro lado, deixar de aproveitar as ferramentas de marketing digital significa que sua empresa pode ficar para trás em relação à concorrência.

Por isso, neste artigo mostraremos quais são as principais ferramentas de marketing digital e por que elas são importantes para o seu negócio. Boa leitura!


O que são ferramentas de marketing digital?

As ferramentas de marketing digital são aplicativos e softwares que ajudam você, empreendedor, a planejar, elaborar e implementar sua estratégia de marketing digital.

Seja para planejar uma campanha, criar um post para as redes sociais ou acompanhar seus resultados, as ferramentas de marketing digital ajudarão a tornar seus esforços muito mais eficientes!


Por que as ferramentas de marketing digital são importantes?

As ferramentas de marketing digital são essenciais para pequenas empresas porque ajudam a construir sua presença online.

Elas funcionam perfeitamente para que você possa planejar, construir e implementar suas próprias campanhas.

Abaixo, descreveremos 5 ferramentas para ajudá-lo a expandir sua estratégia de marketing online. Confira agora mesmo!

 

Google Analytics:

O Google Analytics é um software totalmente gratuito que fornece informações valiosas sobre quem está visitando seu site e como eles se envolvem com ele.

É melhor ainda integrado com o Google Search Console  –  outra ferramenta de marketing digital gratuita que ajuda você a identificar quaisquer problemas em seu site e otimizá-lo para o tráfego.

Alguns dos pontos de dados que o Google Analytics disponibiliza para você incluem:

  • O número de visitantes do seu site por dia, semana, mês ou qualquer período de tempo que você escolher;

  • De onde vêm esses visitantes – referências de outro site, pesquisa orgânica, anúncios, redes sociais ou diretas;

  • As palavras-chave que as pessoas estão usando no Google para encontrar seu site;

  • Os dados demográficos e os interesses de seus usuários;

  • Quanto tempo cada usuário gasta em seu site e quais páginas eles visitam.

Toda essa informação é interessante, mas também um conhecimento vital que pode ajudá-lo a otimizar seu site e campanhas de marketing (enquanto mantém seus esforços de SEO com baixo custo ).

Por exemplo, você pode perceber por meio do Analytics que está recebendo muito tráfego de uma palavra-chave que não tem tanto conteúdo.

Escreva um artigo de blog otimizado para essa palavra-chave e assim, aumente os seus níveis de tráfego e engajamento!

Mais do que apenas a análise, isto é sobre insights.

 

Mailchimp: 

Não importa quão grande ou pequeno seja o seu negócio, o email marketing deve definitivamente fazer parte de sua estratégia geral!

Quando um cliente se inscreve na sua lista de e-mails, ele está convidando você diretamente para a caixa de entrada dele.

É por isso que o email marketing pode oferecer um ROI mais alto do que qualquer outra estratégia de marketing digital.

Para começar com o marketing por e-mail, você precisa de um serviço que permita capturar e-mails, gerenciar suas listas, enviar e-mails automaticamente ou de forma programada e analisar o engajamento.

O Mailchimp é a escolha ideal se você está apenas começando ou se está administrando uma pequena empresa.

O serviço básico do Mailchimp é gratuito até que sua lista atinja 2.000 assinantes.

Meta Suite Business:

Meta Business Suite (anteriormente Facebook Business Suite) é uma ferramenta gratuita que permite organizar seu conteúdo e agendá-lo com antecedência. Com esta ferramenta, você poderá postar no Facebook e Instagram, gerenciar sua caixa de entrada, ver todas as atividades rapidamente e muito mais. 

É uma economia de tempo real para gerenciar sua página de negócios no Facebook, conta do Instagram e ferramentas de mensagens, tudo em um espaço consolidado.

 

 

Canva:

A verdade é que você precisa de recursos visuais para manter seu público envolvido.

Por exemplo, você pode usar fotos de qualidade para manter seus seguidores interessados, criar artes de citações motivadoras, visualizar dados complexos com gráficos coloridos e criar infográficos altamente envolventes.

Agora, e se dissermos que existe uma ferramenta de marketing digital que o ajudará a criar conteúdo original e visualmente atraente em apenas alguns minutos?

Estamos falando do Canva!

O Canva continua evoluindo, oferecendo mais ferramentas e modelos de design digital o tempo todo: redes sociais, infográficos, cartões de visita, e-books e qualquer outra coisa que você possa precisar.

E os templates gratuitos do Canva (e toda a versão freemium) também são úteis!

Mais importante ainda, você não precisa ter nenhuma experiência em design digital para criar artes de alta qualidade.

Com seus recursos de arrastar e soltar fáceis de usar, o Canva oferece uma ampla variedade de opções de edição de fotos, paletas de cores, combinações de fontes, efeitos e tamanhos de imagem personalizados.

 

Yoast:

De que valem todas as horas que você gasta pesquisando palavras-chave e tópicos se você não otimizar adequadamente seu artigo?

Sim, até os melhores de nós esquecem as coisas de vez em quando.

Yoast é uma das melhores ferramentas de marketing digital para otimizar conteúdo para SEO porque oferece uma versão gratuita extremamente completa.

O Yoast lhe dirá onde colocar sua palavra-chave, como melhorar a legibilidade e, talvez o mais importante, informará o que está fazendo de errado para que possa melhorar.

Por isso, experimente a versão gratuita do Yoast por um tempo para se familiarizar com os recursos!

Curtiu as informações? Confira também as principais estratégias de marketing digital para implementar na sua empresa!

 

Pesquisadora da cultura midiática contemporânea e seus fenômenos. Luiza Melo é gradua no curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Produção de Conteúdo e Social Media há seis anos. Trabalhou no gerenciamento de mídias sociais de empresas na área educacional pública, comércio varejista, influenciadores digitais e coordenou lançamentos de produtos digitais.

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp