Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Parceiros  / Empreendedor, qual é o valor da sua empresa?

Empreendedor, qual é o valor da sua empresa?

Muitas empresas operam sem a menor noção do seu valor. Muitas têm em mente o usual “valor de mercado” ou precificam seu valor de acordo com os ativos imobilizados, ou seja, valor do imóvel, de mobília, máquinas e equipamentos etc. Para ilustrar a minha orientação vou citar uma frase de Irving Fisher (Teoria do Juro), muito utilizada por autores do tema Valuation.

“ O pomar é a fonte das maçãs, mas a maçã é a fonte do valor do pomar. ”

Irving Fisher

Irving Fisher

Sabemos que existem diversas formas de se valorar um negócio. Seja ele um produto/serviço, uma ação negociada em bolsa de valores, uma marca e a empresa como um todo. A mais usual é a que se avalia um Fluxo de Caixa realizado ou projetado. Sendo este segundo onde se definem os períodos futuros e o valor é trazido para o atual (Valor Presente Líquido). Sabemos também que, na análise de um negócio, não basta se orientar pela variação de números em uma planilha de Excel. Variáveis qualitativas orientam a calibragem da modelagem numérica, reduzindo assim as incertezas do valor da empresa.

A importância de se ter o valor do seu negócio

É para saber, antecipadamente, se ele é viável ou não. Num modelo de Fluxo de Caixa projetado, será demonstrado se o negócio é viável (VPL positivo) ou não. Fica visível no hoje, problemas de precificação de produtos e serviços, custo de insumos de produção/mão de obra etc. Ou seja, o “ralo” dos recursos alocados oriundos do investimento inicial e dos resultados financeiros mensais de seu negócio.

Atribui-se muito que o valor está na ideia e, na prática, vimos que o valor está na execução da ideia. Não adianta ter um super conceito de negócio. Nem uma super infraestrutura, capital intelectual de qualidade nos recursos humanos e, por exemplo, não conseguir vender. Não conseguir entregar o produto ou o serviço. Às vezes, um modismo ou tendência pode impulsionar uma veia empreendedora e orientar para aquisição de franquias. Ou mesmo abrir empresas que se multiplicam no mercado, a exemplo de micro cervejarias, sorvetes tipo yogoberry, depilação feminina, Paletas Mexicanas etc. Só para exemplificar alguns negócios que abrem aos montes atualmente. Numa modelagem de precificação técnica do valor da empresa, pode ser diagnosticado que o negócio é inviável. Ou que está aquém da expectativa financeira. Assim, dá pra evitar prejuízos de alocação de recursos, afinal quem está com capital sobrando hoje?

 

 Então, qual é a grande vantagem de se saber o valor da empresa?

Young business man drawing a idea for making money

Primeiramente, entender qual é o valor financeiro do seu sonho ou objeto de negócio, se você vai ter fôlego e coragem para alocar os seus recursos e esforços ou se dependerá de terceiros para fazer a coisa toda acontecer. Daí, torna-se mandatório saber este valor para se entender quanto pode ser garantido numa operação de financiamento ou venda de parte da empresa, para este segundo caso, como pedir um valor de captação se não se sabe quanto vale o negócio…

Muitas das vezes, o empresário tem um super negócio nas mãos e é “amassado” do valor de sua empresa no processo de aquisição por terceiros por desconhecer que a sua capacidade de geração de caixa é o que determina com maior peso o valor de sua empresa. Canso de ouvir empresários que fecharam negócio orientados que era o mesmo preço de uma empresa similar, que o comprador pagou o “preço de mercado”, porque se orientou em um inventário de equipamentos e mobília…

Enfim, não saber valor da sua empresa vai te levar a estimar seu sonho ou objeto de negócio em expectativas baseadas em variáveis exclusivamente subjetivas. Ou pode ter um sub dimensionamento numa operação de aquisição parcial ou total de sua empresa. O resultado óbvio deste risco de informação é o prejuízo, seja pela gestão financeira desalinhada ao tamanho do negócio ou pelo preço sem sentido quando receberem uma oferta de compra.

Espero ter ajudado!

Abraços,

Fundador da Valor Criativo, é um Economista com larga experiência em áreas de Controladoria e Tesouraria de grandes empresas nacionais e multinacionais. Participou da implementação de melhorias de perfomance financeira em projetos de fusões e aquisições respondendo tanto pelo processo de due dilligence como na montagem de modelagem financeira. Também participou em implementação e operação de diversos softwares de gestão.

1 Comente

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp