Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / Retrospectiva 2020 do Marketing Digital

Retrospectiva 2020 do Marketing Digital

Ninguém esperava que 2020 fosse trazer tantas mudanças, tanto em nossas vidas pessoais quanto profissionais. No início do ano descobrimos um vírus lá na China e muitos não acreditaram que o mesmo chegaria aqui no Brasil. Porém, a pandemia chegou para os brasileiros em março e com isso, novos hábitos foram inseridos em nossa rotina.

Crise, home office, máscara, álcool em gel. As mudanças vieram com tudo! O Marketing Digital também foi afetado e por isso, merece uma retrospectiva digna de artigo. Vamos nessa? Prepare-se para conferir tudo o que rolou no universo digital em 2020!

 

Março: aumento de lives + fleets no Twitter

 

O mês de março foi marcado pelo crescimento das lives no Facebook, Youtube e principalmente no Instagram. Quem não assistiu a alguma live neste mês que atire a primeira pedra!

Além das lives, também houve a implementação da ferramenta fleets no Twitter, uma espécie de Stories da rede social do passarinho. A rede social era a única que não possuía um recurso similar aos famosos Stories.

Abril: disparo das vendas online/delivery/pagamento por aproximação

Já o mês de abril foi marcado pelo disparo das vendas online, atingindo cerca de 81% de crescimento, uma vez que o isolamento social se intensificou nesse período. Para além, os sistemas de delivery e pagamentos por aproximação e via smartphone triplicaram suas vendas.

Maio: lançamento do Facebook Shops

Em maio, a rede social criada por Mark Zuckerberg desenvolveu a ferramenta Facebook Shops, feita especialmente para o pequeno e médio empreendedor que realiza as suas vendas diretamente na plataforma. Agora ficou ainda mais fácil criar a sua loja virtual!

Junho: lançamento do Reels no Instagram 

Para alcançar o sucesso meteórico do TikTok durante a pandemia, em junho o Instagram lançou a ferramenta Reels onde é possível publicar vídeos de até 15 segundos com efeitos sonoros, visuais e muito mais. Os artistas aproveitaram para divulgar suas coreografias.

Julho: lançamento do Instagram Shops

Em julho foi a vez da rede social mais queridinha anunciar o Instagram Shops. O novo recurso de Compras no aplicativo permite que você compartilhe produtos em destaque por meio de stories e publicações orgânicas e também que as pessoas descubram os produtos na seção Pesquisar e Explorar.

Agosto: LGPD entra em vigor 

Exclusivamente em agosto, a Lei Geral de Proteção de Dados iniciou a sua vigência no Brasil. Com isso, muitas empresas precisaram realinhar as suas estratégias de Marketing Digital de acordo com as novas leis. Se você ainda não está por dentro da LGPD clique aqui.


Setembro: Tik Tok é proibido nos Estados Unidos 

Além da grande discussão acerca do documentário “O Dilema das Redes” publicado pela Netflix, em setembro o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, proibiu a circulação do aplicativo TikTok no território americano, alegando que o mesmo estaria passando dados de usuários para a China.


Outubro: Web Stories no Google

Em outubro, o maior buscador da história da internet também aderiu ao formato de conteúdos dinâmicos, lançando o seu Web Stories. Ele é uma evolução do modelo AMP (Accelerated Mobile Pages) adotado em 2018, pensado para tornar mais rápido o carregamento de páginas e tinha o foco em conteúdo multimídia.

Novembro: lançamento dos guias no Instagram 

No mês passado, o Instagram lançou mais uma nova ferramenta: os guias. Com elas ficou ainda mais fácil decidir quais conteúdos consumir dentro da rede social. Os guias são um compilado de posts, vídeos e IGTVs que podem ou não ser de autoria daquele perfil.

Dezembro: Facebook é processado nos EUA 

Para finalizar, ainda neste mês o Facebook foi processo por 48 estados nos Estados Unidos, os quais alegam abuso de poder de mercado:

As ações do Facebook para consolidar e manter seu monopólio negam aos consumidores os benefícios da concorrência“, afirmou Ian Conner, diretor do Departamento de Competição da FTC e ainda completa:  “Nosso objetivo é reverter a conduta anticompetitiva do Facebook para que a inovação e a livre concorrência possam prosperar”.

Vale lembrar que esse processo se trata das aquisições do Facebook nos últimos anos.

Para quem não sabe, a empresa é detentora das grandes redes sociais e apps: Whatsapp, Instagram e Facebook.

Ufa, terminamos por aqui! Foi um ano e tanto, né? Com este artigo a D’Gitais finaliza a nossa série de conteúdos do blog em 2020. Esperamos que o próximo ano traga novos desafios e mudanças positivas para o universo do Marketing Digital. Até breve!

Curtiu? Confira também as 7 principais profissões do Marketing Digital para você apostar em 2021!

Pesquisadora da cultura midiática contemporânea e seus fenômenos. Luiza Melo é gradua no curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Produção de Conteúdo e Social Media há seis anos. Trabalhou no gerenciamento de mídias sociais de empresas na área educacional pública, comércio varejista, influenciadores digitais e coordenou lançamentos de produtos digitais.

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp