Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / Gerenciamento  / #10YearsChallenge do Marketing Digital

#10YearsChallenge do Marketing Digital

Entrando na hashtag da moda nas Redes Sociais, o Desafio de 10 anos (#10YearsChallenge), aproveitei para relembrar o que acontecia no Marketing Digital em 2009 e fazer um comparativo com o que temos hoje, em 2019. Vamos lá?
 

#10YearsChallenge das Redes Sociais

2009: Nesse ano, o queridinho das Redes Sociais para as empresas ainda era o Orkut. O Twitter também começava a se destacar e o Facebook ainda engatinhava para os braços da população mundial.
2019: O Facebook desponta como o principal canal de Redes Sociais utilizado pelas empresas, seguido pelo Youtube, Instagram, Twitter e Linkedin.

#10YearsChallenge de Ads

2009: O Google Ads, na época ainda chamado como AdWords, liderava disparado os investimentos das empresas nos canais digitais. Algumas empresas ainda usavam portais de notícias como UOL, Terra, Globo.com para alocação de verba de anúncio, mas a maioria já havia migrado boa parte dos seus investimentos para o Google.
2019: O Google Ads continua abocanhando boa parte dos investimentos das empresas, porém agora, com uma disputa bem mais acirrada com Facebook Ads. Além desses dois canais, entram também verbas para anúncios no Youtube e no Linkedin Ads.

#10YearsChallenge de E-mail Marketing

 
2009: Ah! Os bons tempos do E-mail Marketing! Porém, podemos dizer também que foi o início do fim (que ainda não chegou!). Nesse ano a maioria das empresas que trabalhavam com o Universo Digital, massacravam suas bases com disparos de E-mail Marketing. Eram newsletters pra cá, e-mails de produtos pra lá. Iniciou-se aí, a grande quantidade de e-mails, hoje chamada de spammers.
2019: Hoje um canal muito mais maduro, que ainda gera bastante resultado, desde que seja visto como um canal de relacionamento. Informando, educando e nutrindo a sua base, criando relação para quando ele for comprar o seu produto ou contratar o seu serviço.

#10YearsChallenge de SEO

 

 

2009: O Trabalho de SEO estava conquistando muito espaço, com as empresas começando a deslumbrar o bom rankeamento no Google. Nessa época o trabalho era todo orientado para o SEO On-Page. Com apenas algumas mexidas no código fonte, inserindo meta-tags e destacando as keywords, o site já alcançava um ótimo posicionamento.
2019: Hoje em dia o Conteúdo é Rei! Todo trabalho de SEO gira em torno do conteúdo, sendo ele texto, imagem ou vídeo. Você tendo um ótimo conteúdo e trabalhando os demais pilares (backlinks, seo on-page, semântica, etc), o sucesso é garantido (ou quase).

#10YearsChallenge de Web Analytics


2009: Aqui no Brasil o Google Analytics ainda estava engatinhando. A ferramenta era usada mais por pessoas físicas e pequenos negócios e a maioria das empresas de grande porte tinham receio de “ceder” seus dados ao Google. Na época, quem se destacava como ferramenta de Web Análise era a empresa Predicta e a WebTrends entrando no mercado brasileiro.
2019: Como uma boa ferramenta do Google, o Google Analytics ganhou força no mercado e hoje é a ferramenta de Web Análise mais usada no mundo. Além dela, surgiram diversas outras ferramentas tais como: Adobe Analytics, Optmizely, Crazy Egg, dentre outras.
É isso! Entreguei um pouco a idade, mas topei o Desafio!

Espero que gostem desse “De Volta para o Futuro” e, se quiser saber um pouco mais do que esperar do Marketing Digital para 2019, dê uma lida nesse excelente artigo da Hanna.

CEO da D'Gitais

Apaixonado pelo Universo Digital, Rodrigo Assis é CEO da D'Gitais. Palestrante, professor e com mais de 20 anos de experiência no universo Digital, trabalhou nos E-Commerces da Americanas.com, Casa&Video e do extinto Comprafacil.com. Também atuou em projetos digitais para as empresas Ambev, Ipiranga, Globo, Credicard, Embratel, Sony, dentre outras.

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp