Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / Gerenciamento  / Design Digital  / Black Friday: como usar o marketing digital para divulgar suas promoções
marketing-digital

Black Friday: como usar o marketing digital para divulgar suas promoções

Criada primeiramente por varejistas estadunidenses, a “sexta-feira negra” (tradução brasileira de Black Friday), realizada na última semana do mês, já ganhou também os consumidores e as empresas brasileiras (fizemos um post explicando melhor o evento, leia-o aqui). O que antes aparecia apenas como uma promoção aqui ou ali, atualmente já é uma data chave marcada no calendário das promoções anuais. E altamente aguardada pelos consumidores e também pelos empreendedores.

Como é uma data muito aproveitada por várias empresas, a concorrência é alta. Por isso, o ideal é já ir preparando os clientes antes da data em si. Como fazer isso? Com certeza uma das formas é através do marketing digital.

Como se preparar para a Black Friday e conseguir mais clientes?

Decidido que fará parte da Black Friday, o empreendedor precisa traçar um plano e refletir sobre alguns pontos. Por exemplo, os produtos que compensam ter descontos e as promoções e valores em si.

É importante frisar que as promoções não devem desfalcar o financeiro da empresa. Porém precisam ser, de fato, interessantes para o consumidor. Caso contrário ele se sentirá prejudicado e acabará trazendo uma imagem ruim para o negócio.

Como aproveitar o marketing digital na Black Friday?

black friday

Crie uma identidade visual para a campanha e a utilize tanto no meio offline quanto no ONLINE:

Muitas empresas criam banners, flyers e outras peças para divulgar a Black Friday nas suas lojas físicas. Porém, esquecem de replicar no marketing digital. O consumidor tem que ser impactado com a mesma identidade visual em vários canais diferentes. Isso ajudará a reforçar a mensagem da campanha na sua mente.

Dica bônus: aposte no preto (por ser o nome da campanha) e, para contrastar, em alguma outra cor forte (amarelo, laranja, vermelho), de preferência que seja da identidade visual da sua empresa. Destaque também as palavras “Black Friday”. Outra dica é evidenciar a baixa nos valores, colocando a porcentagem que será diminuída do preço total, “50% de desconto”, “produtos 70% mais baratos”. O consumidor quer saber quais as vantagens vai ter.

Aproveite o potencial de alcance das redes sociais:

Assim como o custo/benefício. Aposte em campanhas orgânicas e pagas. Nessa época vale investir uma verba extra, para ter mais alcance.
Deixe as redes sociais com a cara da Black Friday: troque capa, avatar e faça posts e anúncios com a identidade definida na campanha.

Divulgue a ação desde o início do mês, soltando teasers sobre os produtos e os descontos que serão veiculados na Black Friday. Já na semana da campanha, seja direto e divulgue todos os produtos e descontos que está veiculando. No dia ou no anterior à Black Friday, vale um lembrete no story do Instagram.

Personalize seu site

Também é válido deixá-lo com a mesma identidade visual da Black Friday, ainda mais se for e-commerce. Crie banners para a home com a principal chamada da campanha.

Criar um post para o seu blog ou até mesmo criar uma página específica (landing page) para a Black Friday também é uma boa forma de relembrar os clientes da data e chamar a atenção deles para suas promoções.

Não se esqueça dos seus clientes. Invista no pós-venda:

Não foque somente em ganhar novos clientes, ative também os contatos que você já possui. Prepare e-mails marketing avisando sobre a campanha e dando teasers sobre a mesma algumas semanas antes. Se puder segmentar o mailing, invista em divulgar para clientes que tem interesse em determinados produtos ou serviços que estarão na promoção.

No dia anterior à Black Friday envie mais um e-mail de lembrete, fornecendo o link para as principais ofertas, caso seu negócio seja online. Caso contrário, convide o cliente para visitar sua loja, mostrando o valor de algumas promoções para instigá-lo.

Use também o WhatsApp:

Se você tiver o número do WhatsApp de seus clientes e tiver esse canal aberto com eles, também é válido enviar um lembrete no dia anterior para chamá-los para participar da promoção. Se possível, que seja também de forma segmentada nos produtos ou serviços de interesse deles.

A Black Friday é uma ótima ação para alavancar as vendas, conquistar novos clientes, liquidar estoques e ativar clientes antigos. Seja qual for o objetivo, a campanha tem tudo para dar certo, principalmente se for bem planejada. Mas, além disso, é preciso divulgar e atingir o público certo. Por isso reforçamos a importância do marketing digital mais uma vez.

E lembre-se que quanto mais claros os valores e produtos, mais fácil surge o interesse da clientela, então não tente esconder os preços. Faça um certo mistério para captar o interesse sim, mas deixe bem claro o motivo de ser um bom negócio apostar em seus produtos e não no da concorrência na Black Friday.

Ainda não se planejou para a Black Friday 2019? Confira dicas valiosas para você potencializar as suas vendas! 

CEO da D'Gitais

Apaixonado pelo Universo Digital, Rodrigo Assis é CEO da D'Gitais. Palestrante, professor e com mais de 20 anos de experiência no universo Digital, trabalhou nos E-Commerces da Americanas.com, Casa&Video e do extinto Comprafacil.com. Também atuou em projetos digitais para as empresas Ambev, Ipiranga, Globo, Credicard, Embratel, Sony, dentre outras.

4 Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp