Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Empreendedorismo  / Saiba tudo sobre a história da Black Friday!
black-friday-2020

Saiba tudo sobre a história da Black Friday!

Está chegando a tão esperada Black Friday, a sexta-feira mais aguardada do ano em todo o mundo, onde diversas marcas fazem inúmeras promoções e vendem seus produtos/serviços com descontos imperdíveis. Desta vez, mais digital do que nunca!

A famosa data do comércio varejista norte-americano ganhou força em todo o país e até mesmo o Brasil embarcou na onda das super promoções e com isso, tornou o feriado de Ação de Graças ainda mais conhecido pelos curiosos ao redor do mundo.

Agora, se você ainda não está por dentro da origem da Black Friday, fique tranquilo. A D’Gitais separou um artigo especial sobre a história da Black Friday. Vamos nessa?

O que quer dizer “Black Friday”?

o-que-é-black-friday

Nos Estados Unidos, onde o termo se popularizou, a expressão remete ao dia seguinte do feriado de Ação de Graças (última quinta-feira de novembro). Assim, a Black Friday marca o retorno do comércio após a folga. Além disso, a expressão “to be in black” refere-se ao nosso conhecido termo “sair do vermelho” ou até mesmo “ficar no azul”.

De acordo com o linguista Ben Zimmer, o termo foi utilizado primeiramente na Filadélfia em meados da década de 60. Segundo Zimmer, os policiais denominaram de Black Friday a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças onde o trânsito se tornava um caos.

Assim, com o aumento do fluxo de carros por conta do feriadão e das partidas de futebol que eram feitas durante a época, os lojistas aproveitavam a oportunidade para realizar diversas promoções para quem passasse por lá.

No entanto, o linguista indica que a expressão se modificou e ultrapassou a referência ao grande fluxo de trânsito, tornando-se um termo referido às ofertas. Daí o início da tradicional Black Friday nos Estados Unidos.

Outras origens para o termo Black Friday!

história-da-black-friday

Existem diversas outras versões para a origem do termo, como por exemplo: a expressão era utilizada por donos de fábricas na década de 50 para indicar a sexta-feira após o feriado do Dia de Ações de Graças em que os funcionários não apareciam ao trabalho.

Por outro lado, registros afirmam que o termo foi utilizado em 1869 para referenciar outra situação. No caso, dois acionistas de Wall Street compraram grandes quantidades de ouro para revender por uma quantia maior, até que numa sexta-feira de setembro, o mercado de ouro quebrou.

Desta forma, muitos investidores tiveram sérios prejuízos com seus investimentos e o termo Black Friday foi utilizado para relembrar o fatídico dia da crise no mercado de ouro.
Interessante, né?

Quando a Black Friday surgiu no Brasil?

black-friday-brasil

Você se lembra da primeira Black Friday em que participou no Brasil?

Aqui no país, o festival do mercado varejista teve sua primeira participação no ano de 2010. Um site chamado “Busca Descontos” realizou diversas promoções no dia da Black Friday americana e ainda utilizou o domínio www.blackfriday.com.br na época.

No ano, cerca de 50 lojas virtuais participaram da Black Friday em seus sites e disponibilizaram descontos pela metade do preço. Porém, para evitar o tumulto nas lojas físicas e o congestionamento nos sites, pouco tempo depois os varejistas brasileiros estenderam a Black Friday durante todo o mês, surgindo assim o Black November.

Segundo dados da ABComm, entre a quinta e a segunda-feira pós Black-Friday de 2019, o e-commerce cresceu 18% em relação ao ano anterior, chegando a lucrar R $3,45 bilhões em faturamento. Ah, as expectativas para 2020 são altas, a estimativa para esse ano é de um aumento de 77% nas vendas online!

5 curiosidades sobre a Black Friday!

curiosidades-black-friday

Black Friday também significa ‘voltar ao azul’

Com o passar dos anos, os lojistas definiram um novo significado para o termo Black Friday, o qual significa “voltar ao azul”. Uma vez que o período de vendas corresponde ao maior gasto de consumo de todo o ano, ou seja, o momento que o mercado retornava ao azul.

Black ou Big Friday?

Segundo um jornal local da Filadélfia, a população nada gostou de ser comparada ao grande fluxo de veículos e poluição ocasionados pelo feriado norte americano, já que os policiais se referiam a Black Friday por isso.

Sendo assim, os comerciantes locais tentaram implementar um novo termo chamado Big Friday, ou melhor, “A Grande Sexta”. A nova versão surgiu pela primeira vez em um jornal de 1961.

 

A Black Friday se tornou referência nacional apenas em 1990

Curiosamente, o termo Black Friday só atingiu níveis nacionais em meados da década de 90. Até lá, apenas a Filadélfia, Nova Jersey e Trenton estavam por dentro da definição escolhida para referenciar o dia de compras.

Ela só se tornou o maior dia de compras do ano em 2001

A data só ganhou o título de “maior dia de compras do ano” a partir dos anos 2000. O motivo? Aparentemente, os americanos adoravam uma liquidação, porém, eles gostavam ainda mais de procrastinar. Suas maiores vendas eram feitas no sábado e não na sexta-feira. 

Data gerou ‘inveja’ e ganhou o mundo

Não é novidade que o mundo inteiro se curvou à Black Friday. Aqui no Brasil, a data foi incluída em nosso calendário comercial, mesmo não havendo o feriado de Dia de Ação de Graças.

E não para por aí, até o México criou o “EL Buen Fin” que significa “Bom fim de semana”, comemorado no dia da revolução mexicana de 1910 (geralmente cai na mesma data que o feriado dos Estados Unidos).

Curtiu? Confira também como trabalhar o retargeting durante a Black Friday 2021!

Pesquisadora da cultura midiática contemporânea e seus fenômenos. Luiza Melo é gradua no curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Produção de Conteúdo e Social Media há seis anos. Trabalhou no gerenciamento de mídias sociais de empresas na área educacional pública, comércio varejista, influenciadores digitais e coordenou lançamentos de produtos digitais.

2 Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp