Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Empreendedorismo  / 5 Dicas de Marketing Digital para o Segmento de Beleza
Marketing Digital para o Segmento de Beleza

5 Dicas de Marketing Digital para o Segmento de Beleza

Ao longo da pandemia, você deve ter visto em diversas reportagens o aumento da preocupação com nossa saúde e bem-estar.

Dessa forma, o segmento de beleza passou a ganhar muita força, principalmente no e-commerce!

Com esse aumento no autocuidado e em novos hábitos de consumo, onde presenciamos a adesão de clientes à compra online, os negócios físicos aceleram sua entrada no universo digital visando se adaptar o mais rapidamente a esse novo normal.

Hoje em dia, você consegue imaginar um negócio sem site? Sem perfil no Instagram? Sem localização no Google Maps? Não, certo?

Então, por isso se torna fundamental saber desenvolver uma boa estratégia de marketing digital e utilizar as ferramentas corretas, ainda mais se tratando de um mercado altamente competitivo como o de beleza.

Dito isso, trouxemos as 5 principais dicas de Marketing Digital para o segmento de beleza, com estratégias valiosas para os donos de negócios físicos e lojas virtuais. Arraste para baixo!

Os números do Segmento de Beleza

Antes de trazermos as dicas de marketing digital, vamos aos números do segmento de beleza!

Segundo informações trazidas pela Paula Moraes em um artigo escrito aqui em nosso blog, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial em consumo de produtos de beleza e saúde.

Conforme dados da Neotrust, uma empresa de soluções de inteligência, tanto em 2020 quanto em 2021, a categoria de Beleza, Perfumaria e Saúde foi a segunda com o maior volume de vendas online.

Durante o primeiro trimestre de 2021, a categoria somou 15,2% do total de pedidos, logo atrás da campeã, Moda e Acessórios, com 16,6%.

E trazendo números do Relatório Black Friday 2021© da All In | Social Miner, Beleza foi a vice-campeã em pedidos na Black Friday, com participação em 27,5% dos totais de pedidos.

Marketing Digital para o Segmento de Beleza

Imagem: Relatório Black Friday 2021© da All In | Social Miner

​​

Diante desses expressivos números que o mercado de beleza vem atraindo, traçar uma boa estratégia no digital e performar em mídia online são alguns dos trunfos para ganhar fatia do mercado.

 

As 5 Dicas de Marketing Digital para o Segmento de Beleza

Chegou a hora de conhecer 5 estratégias de marketing digital para os empreendedores do setor de beleza que buscam potencializar sua presença digital e não sabem como. Vamos nessa? Então role a tela mais um pouco!

 

1) Comece com o planejamento de marketing digital

 

Antes de mais nada, montar um planejamento de marketing digital será o norte fundamental para o sucesso do seu negócio no online.

É nessa etapa que você identificará as oportunidades para a rápida geração de resultados, bem como os ofensores do seu negócio no meio digital.

E é nesse diagnóstico inicial que o empreendedor montará todo o plano de trabalho nos canais digitais.

Aqui na D’Gitais, dividimos o planejamento de marketing digital nas seguintes etapas:

 

  • Análise do mercado;
  • Estudo dos concorretes diretos e indiretos através da Técnica de benchmark;
  • Visão geral dos dados atuais de presença digital do próprio negócio;
  • Análise swot;
  • Criação de Personas;
  • Funil de vendas;
  • Planos de ação de marketing digital, incluindo as editorias de conteúdo, a comunicação visual e o investimento em mídia online

 

Semana passada trouxemos um artigo detalhando o planejamento de marketing digital para lojas de beleza.

 

2) Crie e gerencie suas redes sociais

 

Com um conteúdo extremamente instagramável, os posts de beleza fazem muito sucesso nas redes sociais.

Criar seu canal no Instagram, trabalhando em vídeos curtos com dicas de makes, penteados e produtos para o segmento, resultará em ótimos engajamentos.

Busque parcerias com influenciadores para ajudar a bombar o seu canal.

O foco do gerenciamento de redes sociais para o segmento de beleza é no Instagram, mas vale a aposta também no TikTok.

A rede social queridinha do momento, também gera ótimos resultados aos criadores de conteúdos e conta com um público altamente engajado.

 

3) Aposte nas ferramentas de mensageria


Tendo o whatsapp como “carro chefe” entre as ferramentas de mensageria, ele é um baita canal de relacionamento e venda com o cliente do segmento de beleza.


Através dela você consegue ter uma comunicação direta com o cliente e prestar um atendimento personalizado e exclusivo.

E para quem vende produtos, tê-los cadastrados no catálogo da ferramenta impulsionará suas vendas e serve como um canal inicial para quem ainda não tem como investir em uma loja virtual.

Essa venda pode ser feita pelo próprio aplicativo, usando o Whatsapp Pay ou com o empreendedor gerando um link de pagamento. Fácil, né?!

 

4) Potencialize suas vendas com uma loja virtual

 

Mesmo tendo a possibilidade de vender pelo Whatsapp, ter uma plataforma própria aumentará bastante o alcance dos seus produtos.

Com ela você pode explorar o grande canhão de vendas que é o Google, tendo os seus produtos indexados organicamente pelo mecanismo de busca, bem como trabalhar campanhas de anúncios patrocinados na rede.

Outros benefícios dessa estratégia de marketing digital para o segmento de beleza são:

 

  • Promover a identidade visual da sua marca e alcançar mais rapidamente os seus clientes; 
  • Conectar ao Instagram Shopping;
  • E, no caso das plataformas de e-commerces, facilitar a venda em marketplaces como Americanas.com, Amazon, Shopee e Magazine Luiza.

 

5) Invista em mídia online

 

Visando aumentar o alcance das publicações, é necessário destinar parte do seu investimento para anúncios pagos nas redes sociais e no Google.

Infelizmente foi-se o tempo onde o empresário conseguia vender seus produtos organicamente

Para quem está começando seu negócio no segmento beleza, sugiro dividir seu investimento em mídia online da seguinte forma:

 

  • 60% da verba nas redes sociais, sendo 40% em campanhas de topo de funil com foco em branding e awareness e 20% em campanhas de meio de funil com objetivo de tráfego para o site e mensagens;

  • 40% da verba no Google, em campanhas de maximizar cliques (rede de pesquisa e google shopping).

 

Bônus: realize uma Live Shopping

 

Que tal fazer uma demonstração online de uma make e vender ao mesmo tempo?

Através de uma live você pode divulgar seus produtos de beleza com muito mais dinamismo e autenticidade, se conectando com sua audiência, tirando dúvidas, dando dicas de penteados e disponibilizando o link dos produtos para compra.

Quer saber mais? Dá uma olhada nesse artigo que falamos sobre Live Shopping.

 

Deixe-nos ajudar a criar sua estratégia de marketing digital para o segmento de beleza

 

Após ler o nosso artigo e você achar que precisa de ajuda para trabalhar com o marketing  digital do seu negócio de beleza, seja um apoio na estruturação de um novo negócio ou para turbinar as vendas no universo online de uma empresa de beleza consolidada, não hesite em entrar em contato conosco. Temos uma equipe extremamente qualificada e pronta para te ajudar!

CEO da D'Gitais

Apaixonado pelo Universo Digital, Rodrigo Assis é CEO da D'Gitais. Palestrante, professor e com mais de 20 anos de experiência no universo Digital, trabalhou nos E-Commerces da Americanas.com, Casa&Video e do extinto Comprafacil.com. Também atuou em projetos digitais para as empresas Ambev, Ipiranga, Globo, Credicard, Embratel, Sony, dentre outras.

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp