Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Empreendedorismo  / Descubra como utilizar a Live Shopping em seu negócio!
live shopping

Descubra como utilizar a Live Shopping em seu negócio!

Com o avanço da Covid-19 pelo mundo, você provavelmente já fez uma das duas ações a seguir: assistiu a uma live ou comprou um produto pela internet. Correto? Agora, imagina juntar essas duas ações em uma só estratégia para o seu negócio?

É exatamente sobre isso que iremos falar aqui: o fenômeno da live shopping durante a pandemia. O novo formato de vendas ao vivo tem ganhado cada vez mais destaque no universo do Marketing Digital e por isso, a D ‘Gitais separou um artigo especial para você!

O que é Live Shopping?

live shop

Você pode chamar de live shopping, live shop, live commerce, tanto faz! A nova tendência do mercado eletrônico brasileiro consiste na venda de produtos em tempo real através de transmissões ao vivo com muito mais dinamismo e autenticidade na hora das vendas.

Promoções exclusivas, lançamento de produtos, demonstração dos serviços, com a live shopping é possível mostrar o seu produto de maneira muito mais real para o seu público. Além disso, a estratégia promove um forte entretenimento entre a marca e a audiência. 

China: mercado bilionário de Live Shopping!

live de vendas

Apesar de ter explodido durante a pandemia, engana-se quem pensa que ela surgiu recentemente. A China possui um mercado bilionário de live shopping. Segundo a consultoria Deloitte, esse mercado já vale por volta de 4,4 bilhões de dólares e conta com mais de 450 milhões de espectadores.

Por exemplo, o marketplace Taobao possui um canal de livestream específico para a estratégia de vender ao vivo os seus produtos através da divulgação com influenciadores digitais. Ah, o Tik Tok ( aplicativo que também viralizou durante a pandemia) também possui um recurso similar na China!

Forte presença dos influencers digitais!

live influencer

Qualquer pessoa com conhecimento sobre técnicas de vendas e uma boa produção pode se dar bem ao realizar uma live shopping para o seu negócio. Concorda? Entretanto, na era da internet, ninguém melhor do que aqueles que já possuem o talento de influenciar.

As Lojas Americanas saíram na frente ao apostarem na Live Review, uma série de demonstrações dos seus produtos via live shopping no aplicativo da marca. A cereja do bolo? Influenciadoras renomadas como Camila Coutinho, Bianca Andrade (Boca Rosa) e Nah Cardoso eram as “vendedoras” dos produtos.

Enquanto a influenciadora apresentava as vantagens do produto, uma aba abaixo apresentava o catálogo de produtos e bastava um único clique para realizar a compra. Há quem diga que é o futuro do Shoptime 2.0!

Por que utilizar a Live Shopping ao invés dos vídeos gravados?

live commerce

Antes de mais nada, vale lembrar que as lives do Instagram aumentaram 70% durante a pandemia. Sendo assim, está mais do que comprovado que o formato de conteúdo agradou e muito aos seguidores.

Para além da aceitação das transmissões ao vivo, a live shopping aproxima cada vez mais a marca e sua audiência. Diferentemente dos famosos IGTVs, o novo formato de vendas aposta num atendimento em tempo real e mais, o poder de decisão de compra é influenciado simultaneamente entre os seguidores. Por isso, a tendência traz ótimos resultados!

Como usar a estratégia da Live Shopping no seu negócio?

live shopping

Amplie a descrição do seu produto: mais do que uma venda em tempo real, a live shopping proporciona uma potencialização das informações do seu produto. Aproveite o momento para tirar dúvidas, exibir detalhes minuciosos, mostrar funcionalidades .

Convide blogueiros e influencers: se o seu negócio já possui parceria com influenciadores digitais, aproveite para convidá-los a apresentar a live shopping. Provavelmente a audiência dos mesmos irão demonstrar interesse em conhecer mais sobre o produto.

Crie ofertas inéditas durante a live shopping: frete grátis, promoções inesperadas, lançamento de uma nova linha… utilize o momento para criar uma atmosfera de exclusividade entre os presentes e é claro, aposte nos gatilhos de escassez e urgência durante as vendas!

3 Cases de Sucesso no Brasil!


Renner

Um ótimo exemplo de live shopping, a marca Renner apostou no formato durante a pandemia e se mostrou pioneira com a nova tendência de vendas. Durante a live, a atriz e apresentadora Fernanda Paes Leme apresentou diversas dicas de looks e tendências de moda enquanto os mesmos produtos surgiam na parte inferior da tela, totalmente disponíveis para compra.

Chilli Beans

Chamado de Chilli Beans Live Circus, a live shopping anunciava o lançamento da nova coleção do estilista Alexandre Herchcovitch inspirada nos 7 pecados. O presidente da companhia, Caito Maia, junto com uma série de famosos, como Isis Valverde, Marco Luque, Denise Savi e Alok, estavam na transmissão, onde os consumidores compravam em tempo real os produtos apresentados.

Dengo

A fabricante de chocolates realizou a sua live shopping durante o Dia das Mães. O cliente conversava com o vendedor via chat, enquanto conseguia vê-lo e ouvi-lo ao vivo e até interagir com elementos da loja. Ao clicar em uma barra de chocolate na prateleira atrás do vendedor, por exemplo, aparecia uma lista com descrição, mais informações sobre produtos daquela categoria e a disponibilidade de comprar online.

Black Friday: uma ótima estratégia de vendas!

Se você quer acelerar as suas vendas durante o mês mais esperado pelo setor varejista, vale a pena investir na live shopping durante a próxima Black Friday.

Distanciamento social, aumento das compras via internet e grande receptividade do público quanto às transmissões ao vivo. Motivos não faltam para experimentar a nova tendência do mercado eletrônico!

A live shopping se tornará o futuro do E-commerce? Somente o tempo para responder. Mas uma coisa é certa: os empreendedores que utilizarem o novo formato para vendas sairão na frente da concorrência…

Curtiu? Confira também as tendências de mercado pós Covid-19!

Pesquisadora da cultura midiática contemporânea e seus fenômenos. Luiza Melo é gradua no curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Produção de Conteúdo e Social Media há seis anos. Trabalhou no gerenciamento de mídias sociais de empresas na área educacional pública, comércio varejista, influenciadores digitais e coordenou lançamentos de produtos digitais.

4 Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp