Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / Desenvolvimento  / Criação de Sites e Blogs  / 6 dicas infalíveis para criar um blog de sucesso!
blog de sucesso

6 dicas infalíveis para criar um blog de sucesso!

Nos anos 2000, o surgimento dos blogs explodiu na internet como uma espécie de diário pessoal virtual. Porém, nos dias atuais, a criação de um blog faz parte de uma estratégia de conteúdo extremamente rica para o Marketing Digital das empresas.

Desta forma, engana-se quem pensa que é uma tarefa para amadores. É preciso escolher a melhor ferramenta de publicação, definir um planejamento de editorias, analisar a concorrência, encontrar uma boa hospedagem e até mesmo construir uma audiência sólida.

Por isso, a D’Gitais separou 6 dicas infalíveis para você que deseja criar um blog de sucesso para o seu negócio. Arraste para baixo e confira agora mesmo!

Crie metas e objetivos para o seu blog

planejamento

Como sempre reforçamos por aqui, antes de iniciar qualquer projeto é preciso estabelecer um planejamento estratégico. Para isso, você precisa estar por dentro das metas, objetivos, táticas e estratégias do seu negócio.

É importante ter em mente as seguintes questões:

Qual é o objetivo do meu blog?

Qual a finalidade da criação do meu blog?

De que modo atingirei a meta com o blog?

Como será a minha estratégia para ter um blog de sucesso?

Dica extra: você pode estabelecer metas tangíveis de acordo com o seu planejamento mensal. Por exemplo, em um mês você produzirá um número determinado de artigos, a fim de conquistar tal número de visitantes na página e com isso, aplicará algumas estratégias de conteúdo para potencializar a conversão do seu blog.

 

Defina as personas do seu blog

 como-criar-persona

Se você ainda acredita que a segmentação por público-alvo é o bastante para identificar as pessoas que interagem com a sua marca, sinto lhe dizer: as coisas mudaram no universo do Marketing Digital.

Mais do que nunca, o conceito de Buyer Personas se mostrou muito mais eficaz na hora de segmentar um determinado público de forma restrita e customizada. Analisar costumes, gostos pessoais, necessidades individuais. Tudo isso torna a sua estratégia mais assertiva!

Acredite, construir boas personas pode aumentar as chances de conversão do seu blog. Caso não esteja familiarizado com a técnica, fique tranquilo. A D’Gitais possui um artigo incrível para você aprender a criar uma persona para o seu negócio. É só clicar!

Planeje a sua rotina de produção do blog

Geralmente, os mais afobados costumam produzir uma enorme série de artigos nas semanas iniciais e com o passar do tempo acabam deixando o blog de lado para focar em outras demandas impreteríveis.

Portanto, a regra de ouro para criar um blog de sucesso está na organização do seu tempo em relação à rotina de produção dos seus artigos. Vale a pena separar um dia específico da semana para se dedicar exclusivamente ao blog.

Outro ponto crucial está na definição e regularidade do conteúdo a ser postado. Para não dar margem ao famigerado “branco” de ideias, invista num planejamento editorial mensal. Acrescente a persona, tema, palavra-chave, conteúdos de referência em seu calendário.

Analise a sua concorrência

analise-concorrencia

A verdade nua e crua sobre a construção de um blog: se o leitor não encontrar o que procura no seu blog, provavelmente ele procurará no seu concorrente. Sendo assim, para obter sucesso em seu blog, é preciso estar atento a tudo o que acontecer na concorrência.

Realizar uma análise de mercado, identificar os concorrentes diretos, apurar tendências. Estes são os fatores indispensáveis para qualquer empreendedor que busca alavancar os seus resultados.

Confira a seguir o passo a passo para analisar a sua concorrência:

1) Faça uma lista com os seus concorrentes diretos;

2) Pesquise nas redes sociais e fóruns os competidores que tratam sobre o mesmo tema;

3) Crie uma planilha com dados completos (nome do blog, url, editorias, público-alvo);

4) Revise os dados e tire insights que possam diferenciar o seu blog dos demais.

Dedique um tempo ao aspecto visual da sua página


“O blog é uma das melhores maneiras de aparecer bem na busca do Google”

Luiz D’Elboux, diretor de marketing da GoDaddy e especialista em estratégias de marketing digital e construção de marcas.

 

Mesmo com os avanços das redes sociais, os blogs não perderam o seu espaço. Uma vez que continuam sendo o canal digital que melhor comporta textos longos (diferentemente das dinâmicas das redes sociais).

Layouts mais sofisticados, opções de fontes, cores, formatação e até gifs. Quanto mais aprimorado, maiores as chances de sucesso. Investir no aspecto visual do seu blog é crucial para evitar páginas poluídas e ainda melhora o tempo de carregamento.

Construa uma audiência sólida 

audiencia

Por fim, não pense que os resultados do seu blog aparecerão de uma hora para outra. Eles acontecem a médio-longo prazo. Mas com táticas específicas é possível notar o retorno da sua audiência.

Assim que publicado, compartilhe o seu artigo nas redes sociais do seu negócio. Vale desmembrar o conteúdo em outros formatos e direcioná-los para o blog. Por exemplo, uma sequência de stories no Instagram com link final para a sua página.

Além disso, uma boa estrutura de SEO pode colocar o seu blog em pontos altos de buscadores e ainda engaja a sua audiência, a qual pode ser nutrida através de uma newsletter repleta de novidades sobre o blog via e-mail marketing.

Curtiu? Confira também a importância do branding para o seu negócio! 

Pesquisadora da cultura midiática contemporânea e seus fenômenos. Luiza Melo é gradua no curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Produção de Conteúdo e Social Media há seis anos. Trabalhou no gerenciamento de mídias sociais de empresas na área educacional pública, comércio varejista, influenciadores digitais e coordenou lançamentos de produtos digitais.

1 Comente

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp