Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Empreendedorismo  / Passo a passo para fazer uma live de sucesso!
como-fazer-uma-live

Passo a passo para fazer uma live de sucesso!

Nos últimos tempos, as lives tomaram conta da internet durante o isolamento social e, por muita das vezes, se tornaram a única fonte de renda de artistas musicais. Porém, a estratégia das transmissões ao vivo não está restrita ao universo da música.

Se você possui um negócio, este artigo foi pensado especialmente para você! Que tal investir nos vídeos ao vivo para engajar o seu público e captar leads qualificados? A D’Gitais separou um passo a passo para fazer uma live de sucesso. Confira agora! 

Quais são as vantagens de realizar uma transmissão ao vivo?

live-de-sucesso

Antes de darmos início ao nosso tutorial de como realizar uma live de sucesso, vale a pena discutirmos um pouco sobre os benefícios que as transmissões ao vivo trazem para os empreendedores.

Afinal, cada vez mais a audiência está consumindo conteúdos audiovisuais, não seria diferente com as lives! Mas se você ainda não está convencido, fique por dentro de algumas informações sobre as populares transmissões ao vivo:

• Os usuários assistem a lives 3x mais do que a qualquer vídeo comum;

• As transmissões ao vivo geram 10x mais comentários do que qualquer outro tipo de publicação, segundo o Facebook;

• Realizar uma live é uma ótima forma para promover o alcance orgânico do seu canal digital;

• As estratégias de Vídeo Marketing impulsionam a geração de leads e aproxima o cliente à sua marca.

Se animou por aí? Então, vamos nessa! Confira abaixo o passo a passo para fazer uma live de sucesso!

1º passo: tenha um roteiro para não se perder

roteiro-de-live

Não se trata de um script robotizado para você repetir através de um telepronter. Todavia, elaborar um roteiro com todas as pautas a serem tratadas pode trazer muito mais segurança na hora de compartilhar as suas ideias com a audiência.

As lives possuem um caráter mais informal, tendo a interação mais humanizada com o seu público como premissa, mas isso não quer dizer que elas não necessitem de planejamento e muita organização.

2º passo: aproveite o espaço para interagir com o público

live-dicas

Trazer o público para mais próximo da sua marca é o grande diferencial das lives de sucesso. Para isso, é importante que você aproveite o momento para responder todas as dúvidas e principalmente, instigar o engajamento da audiência durante a transmissão..

Dica: uma ótima ideia para não deixar o interesse do público diminuir é ler em voz alta os comentários, falar o nome do usuário que perguntou e agradecê-lo pela participação. Você fará com que ele se sinta especial e com certeza, outros usuários também o farão.  

3º passo: defina a melhor plataforma e horário para a live

plataforma-live

Existem diversas plataformas gratuitas que permitem a realização de lives, especialmente dentro das redes sociais como o Instagram, Facebook, Youtube, Tik Tok. Descubra o lugar em que o seu público mais se encontra e mãos à obra!

Se você escolher a plataforma adequada, que possua a presença do público que você quer atingir e entregar esse conteúdo na hora em que a audiência está conectada, a sua live já tem meio caminho andado para fazer muito sucesso.

4º passo: prepare um cenário específico para a live

cenario-especifico-live

Graças a era da internet, não é preciso de um cenário televisivo com um toque hollywoodiano para que a sua live seja um sucesso. Basta escolher um local com boa iluminação e longe de possíveis ruídos.

Deixe a sua criatividade fluir na hora de decorar o seu cenário! Mas não se deixe enganar, assim como um cenário sem graça pode não ser muito atrativo, aqueles com uma decoração exagerada geralmente desviam a atenção do público.

5º passo: invista na qualidade de som, imagem e conexão

qualidade-de-live

O passo mais decisivo até aqui, certifique-se de que o seu smartphone ou notebook garanta a qualidade de som e imagem que a sua live necessita. Além de possuir uma boa conexão no ambiente escolhido. Ah, tenha um plano B para caso o WI-FI perca a conexão.

Uma live com má qualidade de iluminação, som imperceptível e conexão instável são um prato cheio para que a audiência desista de consumir o seu conteúdo e mais, ainda pode afetar negativamente a imagem da sua marca. Muito cuidado!

6º passo: seja pontual e faça uma boa divulgação

Por fim, jamais atrase o horário marcado da live e não deixe de divulgar a live nos mais diversos canais digitais da sua marca. Assim você conseguirá atingir o maior público possível.

Outro ponto crucial é o senso de antecipação da live, não deixe para anunciar a live em cima da hora. Isso fará com que os seus seguidores se planejem para assistir e ainda avisem aos amigos.

Bônus: 4 ideias de lives para atrair novos clientes

•  Faça um vídeo de perguntas e respostas sobre os seus produtos!

•  Ensine algumas dicas que os seguidores podem fazer a partir do seu produto!

•  Transmita um bate-papo exclusivo com influencers, parceiros e fornecedores!

•  Faça o lançamento de um novo produto!

Curtiu? Descubra também como fazer um Live Shopping para o seu negócio! 

Pesquisadora da cultura midiática contemporânea e seus fenômenos. Luiza Melo é gradua no curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Produção de Conteúdo e Social Media há seis anos. Trabalhou no gerenciamento de mídias sociais de empresas na área educacional pública, comércio varejista, influenciadores digitais e coordenou lançamentos de produtos digitais.

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp