Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / Objetivo, Meta, Estratégia e Tática: Aplique Na Sua Empresa!
objetivo-meta-tática-estratégia

Objetivo, Meta, Estratégia e Tática: Aplique Na Sua Empresa!

Objetivo, meta, tática e estratégia… embora muitos confundam, essas quatro palavras possuem significados distintos e quando compreendidos, fazem toda a diferença!

Se você é um empreendedor (ou pretende se tornar), precisa compreender perfeitamente essas diferenças para formular o planejamento estratégico do seu negócio.

Antes de iniciar qualquer planejamento, certifique-se primeiro de que as diferenças entre meta, objetivo, meta e tática estejam esclarecidas.

Por isso, a D’Gitais preparou um manual prático para você utilizar sempre que for iniciar um planejamento. Prepare-se para aplicar na sua empresa!

 

Objetivo – O que você quer!

 


O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.
José de Alencar


O objetivo nada mais é do que o grande resultado que você busca para a sua empresa. Caracteriza um desejo abstrato porque dificilmente será quantificado.

Pense nos sonhos, esperanças ou até mesmo nas necessidades. Os objetivos são as metas amplas que atingimos a longo prazo.

Por exemplo: a empresa “Decor”, que atua no mercado de design de interiores em São Paulo, quer bombar a sua marca e ser reconhecida em todo o país.

 

 

Meta – O que precisa acontecer!

 


Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele, e propõe-se a transformá-lo em uma meta.

Mary Kay Ash

 

Pensou que era o sinônimo de objetivo? Nada disso! A meta é específica e rápida, o que você precisa fazer para o objetivo ser atingido.

Vale lembrar que a meta se difere do objetivo porque podemos analisar numericamente, ela é uma tarefa tangível.

Por exemplo: conseguir 10 publicações sobre os produtos da “Decor”, uma empresa de design e arquitetura, nas principais revistas ou blogs de decoração até o dia 01/06/2020.

 

Estratégia – Como o objetivo irá acontecer!

 

Ou você tem uma estratégia ou é parte da estratégia de alguém.
Alvin Toffler


Preste muita atenção, a estratégia pode ser considerada como a parte mais importante de um planejamento.


Ela é o caminho que você irá trilhar até os seus objetivos declarados! Se feita corretamente, será a responsável por atingir a tão sonhada meta.

Por exemplo: promover um bate-papo com 10 blogueiros relacionados à moda e decoração no Instagram da “Decor” e investir em anúncios pagos para a rede social.

Tática – O item de ação!

A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória.
Sun Tzu 

O primeiro passo para que todo o resto do planejamento entre em ação. É o que você precisa fazer para que sua estratégia seja realizada.

Exemplo: adicionar 20 blogueiros de moda e decoração na lista de contatos da “Decor” até o final da semana que vem.

Não foi tão difícil, né? Aí estão as principais diferenças entre meta, objetivo, estratégia e tática. Agora é só colocar em prática.

Ah, e se precisar de uma ajudinha para elaborar o plano estratégico da sua empresa, a D’Gitais está aqui!


Curtiu? Descubra também Como Criar A Sua Própria Persona! 

• Communication • Marketing • Branding • Social Media • Design • Photo • Content •

5 Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp