Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / Gerenciamento  / E-Commerce  / Black Friday: Tudo sobre o maior evento de vendas do ano

Black Friday: Tudo sobre o maior evento de vendas do ano

Com o fim do ano chegando, muita gente está a espera da famosa Black Friday para garantir as suas compras. Mas você sabe o que é Black Friday? Onde e como ela surgiu? Qual o seu impacto sobre o mercado brasileiro?

Pois bem, caso ainda não saiba a resposta para estas perguntas, leia esse post na íntegra, pois nele você encontrará todas as informações sobre este dia! Sem dúvida alguma um dos mais aguardados por milhares de pessoas no mundo inteiro.

Confira a  seguir tudo sobre a Black Friday e fique por dentro de todos os detalhes sobre este dia que ninguém contou a você até agora.

Black Friday: A definição do que realmente é esse dia

A Black Friday nada mais é do que uma das ações mais intensas do ano quando se trata de vendas.

De acordo com o país no qual ela acontece, a data pode variar, mas no geral, a Black Friday ocorre na quarta sexta-feira do mês de novembro de cada ano.

Nos Estados Unidos, seu país de origem, a Black Friday ocorre logo depois da Ação de Graças. Nesse período, uma variedade enorme de lojas, tanto virtuais como físicas, realizam promoções espantosas de inúmeros produtos.

No Brasil, esta ação ficou famosa a partir de 2010. Mesmo com a crise financeira atual, as promoções da Black Friday com certeza vão dar aquele estimulo a mais para o consumidor  comprar. Gerando, dessa forma, mais renda para a economia brasileira.

Black Friday em números

Números do Black Friday

No Brasil, a Black Friday acontece dia 25 de novembro e esta data é uma das mais esperadas do ano. Também não é para menos, pois muita gente que precisa comprar algo, acaba aproveitando essa oportunidade. Dessa forma as pessoas conseguem o que desejam a um preço bem mais em conta.

Para entender bem o sucesso que esse dia representa tanto na vida das pessoas, quanto para o comercio em geral, basta fazer uma análise dos números gerados pelo Black Friday em anos anteriores.

De acordo com pesquisas realizadas na área, o faturamento gerado pelo Black Friday em 2021 movimentou cerca de R$ 5,419 bilhões em vendas no varejo online. Isto representou um aumento de 5,8% em relação ao faturamento gerado no ano anterior. Superando assim as expectativas e também animando os comerciantes brasileiros em todos os sentidos.

Expectativa para a Black Friday em 2021

Em meio a tantas turbulências nesse ano, a Black Friday acaba trazendo boas expectativas para os comerciantes, principalmente para aqueles que trabalham na categoria de Eletrônicos, Eletrodomésticos, Smartphones, Informática, Modas e Acessórios, Cosméticos e Perfumaria, Casa e Decoração, Livros, Brinquedos e Games, bem como na de Esporte e Lazer, pois estas são as categorias que mais vendem nesse dia.

Não há dúvidas de que a Black Friday é uma das principais responsáveis pelo crescimento acelerado do e-commerce no Brasil nestes últimos anos, e a tendência é que este crescimento aconteça em proporções ainda maiores nos anos seguintes.

Portanto, diante de todo esse sucesso, a dúvida que fica é:

O que fazer para se preparar e aproveitar ao máximo a Black Friday?

Consumidores no Black Friday

Para os lojistas virtuais

Para que os lojistas consigam se preparar bem para a Black Friday deste ano, a primeira dica nesse caso é:

  • Potencialize os servidores

Com certeza não há nada pior para os lojistas virtuais em meio a Black Friday, que os seus servidores entrem em pane por não suportar o numero de acessos ao site.

Por isso, se não deseja que isso aconteça e comprometa suas vendas, procure conversar com sua área de Tecnologia.  Reforce os servidores para garantir que estarão em pleno funcionamento no dia da Black Friday.

  • Desenvolva campanhas personalizadas

Além dos preços, o que mais chama a atenção dos consumidores é a forma como as lojas trabalham no dia da Black Friday para fazer as ofertas chegarem até eles.

Portanto, invista em ações de marketing eficientes como e-mail marketing e redes sociais por exemplo, para que dessa forma as suas promoções cheguem mais rápido ao consumidor garantindo assim um bom faturamento para o seu negócio.

  • Construa uma boa chamada de ação

Com a ampla concorrência que existe na Black Friday, conseguir se destacar neste cenário acaba sendo um grande desafio.

Por isso, se você quer garantir o sucesso nas vendas neste dia, a dica é investir em uma chamada de ação atrativa e que realmente leve o consumidor a adquirir o seu produto.

É importante que leve em consideração alguns fatores como a cor, o posicionamento, bem como as necessidades dos seus clientes.

Para os consumidores

Se você deseja aproveitar ao máximo as ofertas da Black Friday e não sabe como fazer isso, então a primeira dica para garantir boas compras neste dia é:

  • Compre em sites confiáveis

Encontrou aquele site onde as promoções estão irresistíveis? Procure não agir por impulso e faça uma breve pesquisa. Deste modo, você garante que o site que está acessando realmente é confiável.

Fazendo isso você não só garante uma compra mais segura, como evita problemas no futuro.

  • Antecipe-se

Muitas lojas acabam lançando as promoções da Black Friday com alguns dias de antecedência. Se você for esperto, pode aproveitar boas promoções e comprar sem onerar o seu bolso.

  • Atenção com o frete

Se você pretende aproveitar as promoções online da Black Friday, muita atenção com relação ao frete dos produtos.

Algumas lojas virtuais colocam descontos bem atrativos em determinados produtos, no entanto incluem o valor na cobrança do frete. Isso acaba deixando os produtos com o mesmo valor de mercado encontrado em qualquer período do ano.

Por isso muita atenção quanto a este detalhe para não acabar fazendo compras erradas e se arrepender no futuro.

Agora que você já sabe tudo sobre a Black Friday, não tem como deixar de aproveitar esse dia incrível para fazer suas compras de fim de ano e garantir produtos de qualidade a preços bem acessíveis.

Gostou do artigo? Já começou a aplicar todas as dicas dadas nesse post para garantir boas compras na Black Friday deste ano? Deixe o seu comentário e nos conte o que pretende fazer neste dia!

Leia mais em nosso blog: Como usar o Marketing Digital para divulgar suas promoções na Black Friday

CEO da D'Gitais

Apaixonado pelo Universo Digital, Rodrigo Assis é CEO da D'Gitais. Palestrante, professor e com mais de 20 anos de experiência no universo Digital, trabalhou nos E-Commerces da Americanas.com, Casa&Video e do extinto Comprafacil.com. Também atuou em projetos digitais para as empresas Ambev, Ipiranga, Globo, Credicard, Embratel, Sony, dentre outras.

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp