Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Empreendedorismo  / 5 Dicas de Marketing Digital para o Mercado de Vinhos
mercado de vinhos

5 Dicas de Marketing Digital para o Mercado de Vinhos

Em um segmento cada vez mais competitivo, saber desenvolver uma boa estratégia de marketing digital e utilizar as ferramentas corretas é fundamental.

Ao longo da pandemia, você deve ter visto em diversas reportagens que o vinho foi considerado a bebida da quarentena. E agora, com a chegada do inverno, a procura por vinho tem um aumento considerável!

mercado do vinho google trends

Com esse aumento do consumo de vinho, surgem diversos novos negócios no setor. Desde novas lojas físicas a virtuais, desde novos fornecedores de soluções de entrega a ferramentas de atendimento.

Dito isso, trouxemos as 5 principais estratégias de Marketing Digital para o mercado brasileiro de vinhos, com dicas valiosas para os donos de lojas físicas, e-commerce e restaurantes. Arraste para baixo!

Os números do Mercado de Vinhos

marketing digital para mercado do vinho

Antes de falarmos das dicas de marketing digital, vamos aos números do mercado de vinhos!

Em dez anos, entre 2010 e 2020, o número de brasileiros que consomem vinho de forma regular (os que declaram ter bebido ao menos uma garrafa no último mês, segundo critério definido pela consultoria inglesa Wine Intelligence) saltou 74%, de 22 milhões para 39 milhões de pessoas. O Brasil foi o país em que o consumo de vinhos mais cresceu em 2020 (18% sobre o ano anterior, segundo a OIV, Organização Internacional da Vinha e do Vinho).

Nos cinco primeiros meses do ano passado, o consumo de vinho no Brasil cresceu 15% e a comercialização de vinho brasileiro teve um aumento de 117% de março a maio, segundo dados da Ideal Consulting, em comparação ao mesmo período de 2019.

Segundo a Isto É Dinheiro, o Grupo Pão de Açúcar espera faturar R$ 200 milhões somente com vendas de vinhos na internet. 

expansão mercado do vinho

Imagem: Isto É Dinheiro

Diante desses números que o segmento de vinhos vem atraindo, traçar uma boa estratégia no digital e performar em mídia online são alguns dos trunfos para ganhar fatia do mercado.

As 5 Dicas de Marketing Digital para o Mercado de Vinhos

marketing mercado vinho

Chegou a hora de conhecer 5 estratégias de marketing digital para os empreendedores do setor de vinhos que buscam potencializar sua presença digital e não sabem como. Vamos nessa? Então role a tela mais um pouco!

1) Comece com o planejamento de marketing digital

Antes de mais nada, montar um planejamento de marketing digital será o norte fundamental para o sucesso do seu negócio no online. É nessa etapa que você identificará como os seus concorrentes estão trabalhando na internet, estudando as suas oportunidades e ameaças. E é nesse diagnóstico inicial que o empreendedor montará todo o plano de trabalho nos canais digitais.

Aqui na D’Gitais, dividimos o planejamento de marketing digital nas seguintes etapas:

  • Análise do mercado;
  • Técnica de benchmark, que é a análise dos concorrentes diretos e indiretos;
  • Visão geral dos dados atuais de presença digital do próprio negócio
  • Análise swot
  • Criação de Personas
  • Funil de vendas
  • Plano de conteúdo
  • Plano de comunicação visual
  • Plano de investimento em mídia online

Na semana que vem, traremos um novo artigo detalhando o planejamento de marketing digital para o mercado de vinhos.

2) Crie e gerencie suas redes sociais

Com um conteúdo extremamente instagramável, os posts de vinhos fazem muito sucesso nas redes sociais. Criar seu canal no Instagram e trabalhar as publicações com fotos das bebidas, vídeos com dicas de sommeliers, artes de harmonizações e receitas, resultará em ótimos engajamentos. Use também as datas comemorativas para inspirar seus conteúdos.

O foco do gerenciamento de redes sociais para o mercado de vinhos é no Instagram, mas vale a aposta também no Pinterest. A rede social queridinha do ramo da decoração e arquitetura, também gera ótimos resultados aos amantes de culinária e conta com um público altamente qualificado.

Por fim, se o foco da sua empresa de vinhos é no segmento B2B ou você busca investidor para o seu negócio, o Linkedin acaba sendo uma rede social importante de também estar presente. A mídia social voltada para negócios te ajudará a construir sua network com clientes, companheiros de trabalho e amigos que poderão recomendar seu serviço e aumentar a sua credibilidade na rede.

3) Invista em publicações patrocinadas nas redes sociais

Visando aumentar o alcance das publicações, vale a pena investir em anúncios pagos dentro do Instagram. Listo a seguir os principais motivos e benefícios sobre essa ótima estratégia de marketing digital para o mercado de vinhos:

  • A rede está superpovoada (é uma das mídias sociais com o maior número de novas contas comerciais), sendo cada vez mais difícil ter a publicação visualizada pelos seguidores;
  • Aquece o algoritmo do Instagram e seu conteúdo passa a entregar para mais gente organicamente;
  • Aumenta e renova o número de seguidores;
  • Trabalha campanhas com diversos objetivos para vendas, como: campanhas de venda pelo whatsapp para quem não tem plataforma e campanha de conversão para quem já tem loja virtual ou delivery;
  • Seu concorrente está investindo, pode ter certeza disso!

 

4) Use o Whatsapp como canal de relacionamento e vendas

Já que falamos no whatsapp, a ferramenta é um baita canal de relacionamento e venda com o cliente do mercado de vinhos. Através dela você consegue ter uma comunicação direta com o cliente e prestar um atendimento personalizado e exclusivo. 

Trazer a experiência do sommelier da loja física para o mundo virtual, fazendo esse atendimento consultivo pelo whatsapp, com sugestões de qual vinho harmonizar na refeição, tirar dúvidas da fruta, do rótulo e, assim, acabar executando uma venda é uma baita oportunidade. 

Essa venda pode ser feita pelo próprio aplicativo, usando o Whatsapp Pay ou com o empreendedor gerando um link de pagamento. Fácil, né?!

5) Potencialize suas vendas com uma plataforma

Seja de delivery ou de e-commerce, ter uma plataforma própria aumentará bastante o alcance de suas vendas. Com ela você pode explorar o grande canhão de vendas que é o Google, tendo os seus produtos indexados organicamente pelo mecanismo de busca, bem como trabalhar campanhas de anúncios patrocinados na rede. 

Outros benefícios dessa estratégia de marketing digital para o mercado de vinhos são: 

  • Promover a identidade visual da sua marca e alcançar mais rapidamente os seus clientes; 
  • Conectar os acessórios ao Instagram Shopping (bebida alcóolica não é permitido);
  • E, no caso das plataformas de e-commerce, facilitar a venda em marketplaces como Americanas.com, Amazon e Magazine Luiza.

Bônus: realize uma Live Shopping

Que tal fazer uma degustação online e vender ao mesmo tempo? Através de uma live você pode divulgar seus vinhos com muito mais dinamismo e autenticidade, se conectando com sua audiência, tirando dúvidas, dando dicas dos vinhos e disponibilizando o link dos produtos para compra. Quer saber mais? Dá uma olhada nesse artigo que falamos sobre Live Shopping.

 

Deixe-nos ajudar a criar sua estratégia de marketing digital para o mercado de vinhos

Após ler o nosso artigo e você achar que precisa de ajuda para trabalhar com o marketing  digital do seu negócio de vinho, seja um apoio na estruturação de um novo negócio ou para turbinar as vendas no universo online de uma empresa de vinhos consolidada, não hesite em entrar em contato conosco. Temos uma equipe extremamente qualificada e pronta para te ajudar!

CEO da D'Gitais

Apaixonado pelo Universo Digital, Rodrigo Assis é CEO da D'Gitais. Palestrante, professor e com mais de 20 anos de experiência no universo Digital, trabalhou nos E-Commerces da Americanas.com, Casa&Video e do extinto Comprafacil.com. Também atuou em projetos digitais para as empresas Ambev, Ipiranga, Globo, Credicard, Embratel, Sony, dentre outras.

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp