Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / Gerenciamento  / Redes Sociais  / Memes no seu negócio: como utilizar e aumentar o engajamento!
memes-no-seu-negócio

Memes no seu negócio: como utilizar e aumentar o engajamento!

Eles podem servir para mais do que algumas risadas, veja como utilizar memes no seu negócio e melhorar a interação com seu público.

Atire a primeira pedra quem nunca se pegou rindo de um meme muito engraçado na internet. E ainda curtiu, comentou, marcou um amigo e até compartilhou? Pois é! Esses posts engraçados já são parte do nosso cotidiano virtual e saber como utilizar memes para os seus negócios pode ser a “sacada” da vez.

O que são memes?

Nada traduz melhor o que é a internet do mundo de hoje como os memes. Memes são aquelas imagens ou vídeos engraçadinhos que viralizam (muita gente compartilha em vários canais online). São sempre puxados para o tom de humor e caem rapidamente na boca do povo, é a piada virtualizada, espalhada. A palavra meme apareceu pela primeira vez em 1998 e começou a ganhar popularidade a partir de 2000. Dali pra frente foi conseguindo cada vez mais fama na internet e hoje em dia, cada semana surge algo novo.

Se você acessa alguma rede social com certeza já se deparou com algum. Há exemplos clássicos como a personagem Nazaré Tedesco da novela Senhora do Destino perdida em seus pensamentos ou a icônica Gretchen e suas caras de efeito. Até mesmo o famoso trecho da entrevista da Andressa Urach para o programa da Marília Gabriela. A verdade é que não precisa de muita elaboração para que algo se transforme em meme, geralmente acontece de forma natural, com a intenção apenas de “zoar”.

meme-nazaré-negócio

O meme da personagem Nazaré Tedesco confusa foi parar até nos Estados Unidos, conhecido como math lady (senhora matemática) ou confused blondie (loira confusa).

 

meme-gretchen-negócio

A cantora Gretchen bombou na internet com suas caras e bocas.

 

meme-gabi-negócio

O meme surgiu no Twitter e brinca com a nostalgia e o sentimento que só quem viveu determinada coisa pode sentir.

 

Como utilizar memes pode aumentar o engajamento no seu negócio?

Todo mundo gosta de dar risada, especialmente quando está navegando pela internet, tentando fugir das obrigações do dia a dia. Nada melhor do que abordar seu cliente sem tirá-lo de sua zona de conforto, oferecendo mais material para seu divertimento.

Utilizar memes nas redes sociais é um modo de aumentar a proximidade com o público. No lugar de enxergá-lo como uma marca, este passará a adotar uma posição de cumplicidade, pois você passa a fazer parte de uma piada que ele também entende. Da mesma forma que interagiria com um amigo, o usuário naturalmente tem vontade de divulgar ou comentar em um meme. O engajamento da página aumenta espontaneamente.

Utilizar memes nas redes sociais é bom, mas exige cuidados

– Tenha sempre bom senso

Claro, a estratégia por trás do meme jamais deve ser esquecida. Pode sim postar um meme sem propósito de venda, mas é importante lembrar de não ultrapassar certos limites. A regra costuma ser simples: se não é ofensivo, pode postar!

– Cuidado com o timing

Outro ponto a ser observado é o timing. Assim como surgem, os memes rapidamente caem no esquecimento. O ideal é aproveitar a onda do meme no momento em que ele aparecer. Utilizar um meme bom na hora certa é engajamento garantido. Tentar usar algum que já está em desuso pode te fazer parecer aquele tiozão sem graça.

– Contextualize com seu negócio

Outra estratégia eficiente é relacionar o conteúdo do meme com a sua marca, produto ou com alguma promoção. Deixar o público saber que o meme está sendo usado nas redes sociais da sua empresa para divertir, mas também com um propósito. Mas, não se esqueça do primeiro ponto: bom senso. Não force a barra para vincular um meme que não tem nada a ver com seu negócio, só para tentar criar engajamento. O público não é bobo e o tiro pode sair pela culatra.

Os memes podem mesmo refletir em melhorias para minha marca?

A resposta é sim! Pode ser que não reflita em uma venda imediata, mas o uso de memes e de um tom humorístico aproxima o público da marca. O meme gera um certo carinho por parte dos usuários, faz com que seu nome fique arquivado em suas mentes para quando for necessário. Além disso, utilizar memes nas redes sociais tende a aumentar o número de curtidas e compartilhamentos, dando fama para a marca.

Empresas que usam memes em suas redes sociais

Um bom exemplo disso é o Cemitério Jardim da Ressurreição que conseguiu transformar um tema delicado como a morte em meme. Hoje a página já conta com 162.623 mil likes e milhares de curtidas e comentários por postagem.

meme-negócio-cemiterio

A Netflix é outro exemplo que utiliza memes em suas redes sociais, especialmente quando faz a divulgação de uma nova temporada de suas séries ou para estimular os usuários a continuarem assistindo seus filmes e séries.

Outro bom exemplo é a página do site de vendas OLX, que utilizou o vídeo meme do “forninho da Giovana” para divulgar um produto e seus serviços.

 

Os memes utilizados de maneira correta e relacionada com a empresa são uma ferramenta poderosa para gerar engajamento. Já viu qual meme que está em alta atualmente? Com uma dose de criatividade e timing dá para transformar ele em um baita chamariz para suas redes sociais.

CEO da D'Gitais

Apaixonado pelo Universo Digital, Rodrigo Assis é CEO da D'Gitais. Palestrante, professor e com mais de 20 anos de experiência no universo Digital, trabalhou nos E-Commerces da Americanas.com, Casa&Video e do extinto Comprafacil.com. Também atuou em projetos digitais para as empresas Ambev, Ipiranga, Globo, Credicard, Embratel, Sony, dentre outras.

1 Comente

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp