Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / Estratégia  / Os princípios do webwriting
princípio-do-webwriting

Os princípios do webwriting

Você já ouviu falar em webwriting? Uma das principais estratégias do Marketing Digital!

Primeiramente, antes de escrever, precisamos pensar como, onde e por quem seu texto será lido…

Pensando nisso, a D’Gitais preparou um artigo super interessante sobre os princípios do webwriting. Já podemos adiantar que existem 4 princípios básicos. Vamos conhecer?

O que é webwriting?

Conjunto de técnicas de escrita voltadas para o ambiente digital. Essas técnicas têm como objetivo otimizar os textos produzidos para os canais que são direcionados: sites, blogs, e-commerce, redes sociais, etc.

Aliadas às técnicas de SEO, um bom trabalho de webwriting auxilia o posicionamento do seu site e pode colocar você na tão desejada primeira página do Google.

4 princípios do webwriting

o-que-é-webwriting

Enfim, chegamos no ponto crucial do nosso artigo: os 4 princípios do webwriting. Preparado para descobrir e colocá-los em prática? Arraste para baixo e confira!

 

Acessibilidade 

O primeiro princípio do webwriting refere-se à acessibilidade dos textos. Ou seja, é preciso ter cuidado para que os textos possam ser facilmente visualizados através dos websites. 

Este item é responsável pela formatação dos textos para que os usuários desfrutem de uma melhor experiência ao acessar o website. Vale lembrar que a acessibilidade é decisiva para uma diminuição da taxa de rejeição da página!

 

Objetividade

Já o segundo princípio do webwriting está relacionado à objetividade dos conteúdos. Sendo assim, a criação de textos objetivos e claros para uma rápida atração nos primeiros parágrafos. 

Uma entrega rápida e objetivo nos primeiros parágrafos do texto faz com que o leitor expresse um significativo interesse pelo conteúdo a ser consumido. Não se esqueça!

Navegabilidade

O terceiro princípio do webwriting está totalmente ligado à estruturação dos conteúdos editoriais dentro de um website. Para isso, é preciso organizar as informações e distribuí-las de forma agradável ao leitor. 

A estruturação dos conteúdos apresentados nas páginas dos sites e sua disposição a partir de links para outras áreas de navegação, fazendo com que o usuário, em poucos cliques, encontre a informação que busca. é um ponto que o webwriter qualificado precisa estar atento.

 

Encontrabilidade

Por último, o princípio mais recente – e não menos importante – do webwriting pode ser considerado um dos grandes fatores para que o seu negócio prospere no ambiente digital. 

Aquele ditado “o que os olhos não vêem, o coração não sente” é um ótimo exemplo! 

É preciso ser visto para que o consumidor deseje realizar uma compra no seu website, correto? A encontrabilidade é o princípio do webwriting referente ao posicionamento do seu site nas mais diversas plataformas digitais.

 

Como funciona a rotina de um profissional de webwriting?

webwirting-principios

Agora que você já sabe os 4 princípios do webwriting e entendeu um pouco mais sobre a profissão de redator para web, descubra as funções de um especialista em texto para o ambiente digital! 

O webwriter, termo dado ao profissional de webwriting, cria uma narrativa de vida para a marca; informa, aprofunda e educa o consumidor sobre o assunto; encontra-se dentro da equipe de Marketing/Criação e desenvolve textos para blogs, artigos, newsletters e mais.

 

5 fatores do webwriting para você ficar por dentro! 

quais-são-os-principios-do-webwriting

Além dos princípios citados acima, existem diversos fatores importantíssimos para que você embarque no mercado do webwriting de maneira assertiva. Bora conhecer alguns deles?


Persuasão
: utilização de bons argumentos

Objetividade: texto curto com informações necessárias.

Relevância: linguagem simples, o texto precisa ser compreendido de forma rápida por uma grande massa.

Credibilidade: utilize fontes confiáveis

Abrangência: ampliar o fornecimento do conteúdo sem prejudicar o consumo do leitor

 

4 erros bastante comuns no webwriting

principios-do-webwriting

Obviamente, o webwriter também comete erros e é por isso que as “regras de ouro” do webwriting são ótimas aliadas na hora de redigir um texto para a web. 

Para entender melhor do que estamos falando, que tal conferir 4 erros bem comuns no webwriting? (E que fazem uma baita diferença para o leitor). 

 

Utilizar as palavras-chaves de forma errada

É importante ficar por dentro desse assunto porque, na hora de escrever, é possível tomar as melhores decisões quanto ao uso das palavras-chave

Quando se trata de rankeamento no Google, as palavras-chave são essenciais para que a sua página garanta um bom posicionamento no buscador mais utilizado do planeta.

Confira algumas dicas para utilizar as palavras-chaves da melhor maneira possível:  

  • Utilize a palavra-chave no primeiro parágrafo do seu texto;
  • Repita a palavra-chave em alguns subtítulos;
  • Faça variações da palavra-chave durante o texto.

Não revisar os textos

Parece mentira, mas não é. Um dos erros mais comuns no webwriter é a falta de revisão dos textos. Por isso, após elaborar um conteúdo editorial, fique de olho na gramática, links distribuídos e repetição de palavras. 

Ah, vale a pena esperar uns 30 minutinhos para realizar a revisão. Beba uma xícara de café, tome uma água, dê uma espiada nas redes sociais e só depois retorne ao artigo.

 

Usar uma linguagem inadequada

Cada público possui uma linguagem específica, determinada a partir de diversos fatores, como os dados sociodemográficos. Por isso, antes de iniciar o seu artigo saiba exatamente com que público está se comunicando. 

Uma boa maneira de compreender a linguagem do público é através da criação de uma persona. Para entender melhor, clique aqui.

 

Não formatar o conteúdo

Sabia que além dos erros acima, a falta de formatação do conteúdo pode ser decisivo para que um leitor abandone a leitura do seu artigo antes mesmo do fim? Isso mesmo!

Deixar o seu texto mais interessante é fundamental para um resultado positivo:

 

  • Utilize bullets points;
  • Insira intertítulos;
  • Destaque determinadas palavras.

 

Curtiu? A D’Gitais conta com uma equipe especializada em Marketing de Conteúdo e que está disposta a turbinar o seu negócio dentro do universo digital. Dê o primeiro passo agora!

Pesquisadora da cultura midiática contemporânea e seus fenômenos. Luiza Melo é gradua no curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Produção de Conteúdo e Social Media há seis anos. Trabalhou no gerenciamento de mídias sociais de empresas na área educacional pública, comércio varejista, influenciadores digitais e coordenou lançamentos de produtos digitais.

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp