Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Empreendedorismo  / 7 Profissões de Marketing Digital Para Você Apostar em 2022!
profissoes-marketing-digital

7 Profissões de Marketing Digital Para Você Apostar em 2022!

Uma vez que a internet já faz parte da vida de milhares de pessoas e com o avanço das redes sociais, o universo do Marketing Digital está crescendo cada vez mais e por isso, novas demandas estão surgindo e consequentemente, novas profissões.

Para fazer “a roda girar” do Marketing Digital, é preciso que uma série de profissões, com as mais diversas funções, trabalhem entre si. Desde o planejamento de conteúdo até a análise da performance muita coisa acontece.

Se você se interessa por essa área mas ainda não escolheu a profissão exata, se liga nessas 7 profissões de Marketing Digital que estão bombando na era digital. Arraste para baixo e confira!

Social Media Marketing

  MARKETING-DIGITAL

“Qual o melhor horário para postar um determinado conteúdo?” Essa é uma pergunta que deve estar na ponta da língua de todo profissional da área. O Social Media também é conhecido como Analista de Mídias Sociais. Quer entender o porquê? A gente explica!

O Social Media Marketing é responsável por todo o gerenciamento dos canais sociais  da marca. Comunicar, divulgar, gerenciar crises e conflitos, analisar os dados fornecidos pela audiência e monitorar o comportamento do consumidor nas redes é a sua missão.

As principais características deste profissional estão relacionadas à afinidade com as redes sociais, senso crítico e analítico e principalmente, ele precisa estar extremamente atualizado sobre o que rola no mundo!

Produtor de Conteúdo

profissão-marketing-2021

Já o gerador de conteúdo, ou melhor, o produtor de conteúdo, é uma peça importantíssima para que as ações estratégicas de Marketing Digital de um negócio decole. Sem um bom produtor de conteúdo, grandes ações podem ir por água abaixo.

O produtor de conteúdo tem como função primordial desenvolver conteúdos ricos e relevantes através dos mais diversos tipos de canais digitais (redes sociais, sites, blogs, e-books) para alcançar novos leads.

Possuir conhecimentos em SEO (Search Engine Optimization), ter uma boa escrita, ser criativo e ter a capacidade de entender o que chama a atenção do consumidor é fundamental para que o profissional da área execute bons resultados!

Designer Digital

design-digital

Nenhuma estratégia de Marketing Digital se sustenta sem uma boa comunicação visual. Por isso, a profissão do designer digital (ou webdesigner) é extremamente valiosa para o processo, afinal, um conteúdo relevante somado a uma estética agradável faz toda a diferença!

O profissional de design digital utiliza os principais softwares de edição e produção de imagens para expressar os objetivos comunicacionais de um projeto através da estética. A partir da programação visual, ele aplica o design nos diversos meios digitais.

Estar sempre antenado com as novidades tecnológicas, boa noção de senso estético, afinidade com o desenho, gosto pela arte e muita criatividade são os pontos fortes dos profissionais ligados à produção de arte e comunicação visual de uma empresa!

Gestor de Tráfego

profissão-2021

Se você entende a importância do tráfego para o Marketing Digital, provavelmente está por dentro da profissão do gestor de tráfego, uma das mais requisitadas da área para aqueles que desejam entender melhor os resultados do seu negócio.

Conhecido também como o profissional de mídia, ele é o responsável por comandar as estratégias desenvolvidas para alavancar as vendas dos clientes. Orçamento, ações de landing page, campanhas em Facebook, Instagram e Google Ads é com ele mesmo.

Saber manusear as plataformas de gerenciamento de anúncios, acompanhar as informações de tendência sobre os principais canais digitais e modificações de mercado também é importante para se dar bem como profissional de mídia.

Analista de Métricas

pro

Também conhecido como o “gerador de resultados”, o analista de métricas tem tudo para ser o profissional do futuro! Ele atua de forma multidisciplinar nas empresas e oferece dados técnicos para a realidade do consumidor.

O profissional de métricas cruza a teoria com a prática ao colher informações técnicas e utilizá-las de maneira estratégica para render altíssimos potenciais de vendas. Incrível, né? Fique de olho nessa área.

Para se tornar um craque em métricas é necessário realizar análises sólidas, desenvolver um bom raciocínio lógico, possuir habilidades com números, planilhas, siglas e dados e é claro, entender de B.I e Web Analytics!

User Experience

 

Sem dúvidas, uma das áreas que mais irão se destacar na área do Marketing Digital em 2022. O user experience chegou para aprimorar a experiência do usuário através das métricas de um site.

O analista de UX monitora os resultados relacionados ao desempenho das páginas de site dos clientes e com os seus conhecimentos técnicos, analisa os dados relacionados a navegação dos usuários nos sites, tal como o tempo de permanência.

Através de um perfil analítico, ele propõe melhorias para potencializar os resultados e otimizar as taxas de conversão, atraindo cada vez mais novos usuários para dentro dos sites. Peça fundamental na hora de criar landing pages e ofertas de vendas dentro do site!

 

VideoMaker

profissão marketing digital

Por fim, não poderia faltar uma das profissões do Marketing Digital mais comentada nos últimos tempos! O videomaker, como o nome já diz, produz conteúdos audiovisuais para as redes sociais dos clientes. 

Através do ponto de vista mercadológico, ele será cada vez mais indispensável para as marcas que desejam turbinar os seus resultados no Instagram e no TikTok. 

Afinidade com as câmeras é imprescindível para apostar na profissão mais bombada do momento, além da capacidade de encantar e contar histórias de uma maneira mais pessoal.. Defina um nicho, entre em contato com os comerciantes locais e mãos à obra!

Curtiu? Confira também os 10 melhores livros de Marketing Digital de todos os tempos! 

Pesquisadora da cultura midiática contemporânea e seus fenômenos. Luiza Melo é gradua no curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Produção de Conteúdo e Social Media há seis anos. Trabalhou no gerenciamento de mídias sociais de empresas na área educacional pública, comércio varejista, influenciadores digitais e coordenou lançamentos de produtos digitais.

2 Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp