Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Empreendedorismo  / Como usar o Yoast para SEO no WordPress
yoast seo

Como usar o Yoast para SEO no WordPress

Se você possui um site para a sua empresa e deseja potencializar a relevância da sua página para os usuários, a ferramenta que apresentaremos hoje irá alavancar a sua estratégia de SEO.

Confira o nosso passo a passo a seguir e  faça com que seu site seja visto pelas pessoas certas no momento exato em que eles estão pesquisando seus produtos ou serviços.

É só arrastar para baixo e descobrir como usar o Yoast para SEO no WordPress!

 

O que é o Yoast SEO?


Primeiramente, o Yoast SEO é um dos melhores plugins de SEO para sites WordPress do mercado. Ele oferece um conjunto abrangente de recursos para otimizar o seu site, os quais veremos a seguir.

  • Alteração o título de SEO e a meta descrição da postagem por postagem;
  • Visualizações de snippets de resultados de pesquisa do Google;
  • Teste de palavras-chave de foco;
  • Configuração de rodapé/cabeçalho;
  • Capacidade de verificar Google Search Console, Yahoo Site Explorer e Bing Webmaster Tools.

 

Já a versão premium do Yoast SEO vem com ainda mais recursos:

  • Capacidade de usar várias palavras-chave de foco;
  • Sugestões de links internos;
  • Capacidade de exportar palavras-chave de foco;
  • Tutoriais em vídeo para ajudá-lo a entender cada recurso do plug-in;
  • Suporte premium fornecido pelo pessoal do Yoast para ajudá-lo a aproveitar ao máximo o SEO do seu site. 

O que é SEO?


SEO
significa Search Engine Optimization. No português claro, um bom SEO otimiza a visibilidade online do seu site. Isso significa que quanto mais pessoas virem seu site nos mecanismos de busca, mais seu tráfego online aumentará e maiores serão suas chances de vender o seu produto ou serviço a um número maior de pessoas.

 

Qual a importância do SEO para os sites?


Se um cliente em potencial digitar um tópico relevante para o que sua empresa pode oferecer, você não quer estar na primeira página de resultados de pesquisa ao lado de seus concorrentes?


Se você não estiver em um desses dez principais pontos de pesquisa, outra empresa acabou de ganhar um novo cliente, ou pior, você acabou de perder um.

Esta é a importância do SEO para o seu negócio: Ele lhe dá o poder de ser a resposta para as perguntas dos clientes em potencial.

Além de aumentar a visibilidade e o tráfego, a estratégia contribui para maximizar a autoridade em seu nicho.

 

Como utilizar o Yoast SEO nos sites WordPress?


Passo 1

yoast seo

Primeiro, é preciso instalar e ativar o plug-in Yoast SEO. No painel do WordPress, vá para Plugins -> Add New e digite Yoast SEO na barra de pesquisa.

 

Passo 2

yoast seo

Após a ativação, você notará um novo item de menu na barrinha do WordPress chamado SEO com o ícone Yoast SEO nele.

 

Passo 3

Agora que você instalou e ativou o plug-in, aprenda como configurar corretamente o poderoso plug-in de SEO.

 

Passo 4

Se você já havia baixado outro plug-in de SEO precisam importar dados, configurações e configurações de antemão. Para isso, acesse seu painel de administração do WordPress e vá para SEO -> Ferramentas.

 

Passo 5

A partir daí, selecione a opção “Importar e Exportar” e clique em “Importar de outros plugins SEO”.

Além disso, você também pode importar configurações de outra instalação ativa do Yoast SEO. Faça isso escolhendo a opção “Importar configurações”. Continue abrindo o arquivo de texto exportado. Em seguida, copie e cole no campo fornecido.

Quando terminar, clique no botão “Importar configurações”.

 

Passo 6

yoast seo

Se esta é a primeira vez que você instala o plug-in Yoast SEO e não há configurações para importar, você terá que configurá-lo.

Para começar, vá ao seu painel de administração e escolha a guia SEO. Você deve ver a seção Configuração de SEO pela primeira vez.

Passo 7

Vá em frente e clique no link do assistente de configuração. Isso abrirá uma nova página onde você pode definir as configurações básicas do seu site WordPress.

 

yoast para wordpress

 

Passo 8

O Yoast SEO vem com muitos recursos. Esta aba permite que você ative e desative facilmente esses recursos. Por padrão, todas as opções desta página estão ativadas.

yoast seo para sites

Passo 9

O plug-in Yoast SEO fornece integração com vários aplicativos de terceiros. A versão gratuita conta com o Semrush, enquanto o plano premium oferece integração com Zapier.

yoast seo para sites

Passo 10

yoast seo para sites


O cadastro em contas da ferramenta para webmasters ajuda a monitorar vários aspectos do seu site, como tráfego, desempenho e memória. 

Passo 11

É  hora de usar o Yoast SEO para otimizar o conteúdo do seu site. Vamos nessa?

A maior parte do processo de otimização acontecerá na guia de otimização de conteúdo do Yoast SEO. Ela está localizada em cada uma das postagens do site.

A partir dela, é possível otimizar vários aspectos do seu SEO no site, desde tags de título e meta descrições até conteúdo de base e análise de legibilidade.

Confira algumas ações estratégicas que o Yoast SEO permite realizar com a ferramenta:

 

Frase-chave 

plugin yost seo


A frase-chave ou palavra-chave de foco é o termo de pesquisa que você deseja que suas postagens ou páginas do blog sejam classificadas nos resultados dos mecanismos de pesquisa.


Pode consistir em uma única palavra ou uma combinação de várias palavras. Uma regra geral é não usar mais de cinco palavras.

Ao inserir uma palavra-chave de foco a partir do Yoast SEO, o plug-in começará a analisar o conteúdo e fornecerá sugestões sobre como melhorá-lo para melhor classificação da página.

 

Comentários

yoast seo


Você também encontrará resultados e comentários na seção de análise de
SEO.

Basta clicar no botão suspenso para obter várias sugestões que você pode aplicar para otimizar seu conteúdo. Incrível, né?

 

Visualização do snippet

plugin yoast seo

 

Compreenda que, para direcionar os visitantes ao seu site, é essencial tornar sua postagem atraente e clicável. Uma ótima maneira de fazer isso é otimizar a visualização do snippet.

No Yoast SEO, você encontrará a visualização do Google na seção de frase-chave de foco da guia de otimização de conteúdo.

 

Curtiu? Confira também as 5 hospedagens mais
utilizadas pelos grandes websites!

Pesquisadora da cultura midiática contemporânea e seus fenômenos. Luiza Melo é gradua no curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Produção de Conteúdo e Social Media há seis anos. Trabalhou no gerenciamento de mídias sociais de empresas na área educacional pública, comércio varejista, influenciadores digitais e coordenou lançamentos de produtos digitais.

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp