Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Empreendedorismo  / 10 histórias de empreendedores de sucesso para inspirar
histórias-de-empreendedores-de-sucesso

10 histórias de empreendedores de sucesso para inspirar

Descobrir incríveis histórias por trás de grandes negócios é sempre inspirador para quem deseja investir no seu próprio negócio. 

Essas histórias se tornam ainda mais inspiradoras quando pertencentes a brasileiros, assim como eu e você. 

Por isso, a D’Gitais separou 10 histórias surpreendentes sobre empreendedores brasileiros que atingiram o sucesso. Arraste para baixo e confira!

 

Alexandre Costa – Cacau Show 

Alexandre-Costa-Cacau-Show

Aqui vai um spoiler: essa é a história de um garoto de 17 anos que fundou a maior empresa de chocolate do Brasil – atualmente vale quase R$3 bilhões. Chocante, né?

A Cacau Show nasceu do desejo do paulistano Alexandre Costa, o Ale da Cacau Show, de retomar um empreendimento familiar de fabricação e distribuição de ovos e trufas de chocolate. 

Este negócio havia começado com a sua mãe, a Dona Vilma, mas foi fechado com o tempo. Até que, ao completar 17 anos, Alexandre investiu US$500 que pegou emprestado com o seu tio para reassumir o empreendimento da família. 

O empreendedor foi até a Bélgica se especializar em chocolates finos e em 1996, o negócio que havia começado tímido ganhou uma equipe maior e um catálogo de vendas de primeira qualidade. 

 

Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza

luiza-helena-empreendedores de sucesso

A primeira loja chamada Magazine Luiza foi fundada por Luiza Trajano em 1951. Porém, foi a sua sobrinha – atualmente conhecida como uma das principais empresárias do Brasil – que transformou o negócio de família em um verdadeiro império. 

Em 1974, foi inaugurada a primeira grande loja da rede, somando com as mais de 30 unidades já existentes por todo o Brasil. 

Hoje, Luiza Helena Trajano faz parte do Grupo Mulheres do Brasil, sendo presidente, o qual tem o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país.

 

Luiz Seabra – Natura

Antônui-Luiz-Seabra

Nascido em São Paulo, Luiz Seabra desde os 15 demonstrava interesse na área das finanças. Ao completar o ensino médio, ele entrou para a universidade de Economia e no final da graduação (com apenas 26 anos) fundou a primeira loja em São Paulo e uma fábrica com 7 funcionários.

Naquela época, o empresário vendia os cosméticos de porta em porta, o que foi bastante importante para entender as necessidades dos clientes. Com o passar do tempo, entraram os sócios Guilherme Leal e Pedro Passos. 

Hoje em dia, a Natura faz parte do cast das grandes marcas do segmento de cosméticos com responsabilidade sustentável. Um ótimo exemplo de perseverança!

 

Robinson Shiba – China in Box

dono-da-china-in-box

Para quem pensa que o sistema de delivery começou há pouco tempo, conheça a história do Robinson Shiba, o idealizador do China in Box.

Nos anos 90, o garoto de 20 anos foi realizar um intercâmbio de dois meses nos Estados Unidos (onde o modelo de delivery já era comum) e lá descobriu uma nova forma de empreender aqui no Brasil. 

Durante a viagem, Robinson foi assaltado e precisou arrumar um emprego para se manter no país. Ele trabalhou na cozinha de diversos restaurantes, observou os pontos positivos e negativos do sistema de delivery e quando voltou, deu início a primeira rede de fast-food de comida chinesa do país!

https://www.high-endrolex.com/2

 

Silvio Santos – Grupo Silvio Santos

silvio-santos-empreendedores de sucesso

O dono do baú já trabalhou como ambulante durante os seus 14 anos e veio de origem humilde. Porém, utilizou o seu dom de se comunicar para se consolidar como o maior apresentador – e proprietário – da televisão brasileira.

Com enorme talento para os negócios, Silvio Santos se tornou o administrador do Baú da Felicidade, empresa do falecido Manoel de Nóbrega. Além disso, criou diversas outras empresas como: TV Alphaville, Jequiti e a rede de hotéis Jequitimar.  

Ah! E quase concorreu a presidência do Brasil, liderando as pesquisas nas eleições de 1989.

 

Cristina Junqueira – Nubank 

cristina-junqueira-nubank

Co-fundadora e a nova CEO da emissora de cartões que vem sacudindo o mercado, Cristina Junqueira é a única sócia brasileira e mulher do Nubank. 

Com apenas 39 anos, a empresária é formada em Engenharia de Produção pela USP (Universidade de São Paulo), a empreendedora possui grande experiência no setor financeiro.

No começo, ela e seus dois sócios faziam todas as tarefas, até mesmo o 09000 do atendimento ao cliente caía direto no seu celular. Hoje, o Nubank é o banco digital mais popular da atualidade, com mais de 26 milhões de clientes. 

 

Leila Velez – Instituto Embelleze

leila-velez-embelleza

Leila tem uma história que inspira qualquer um: ela começou a trabalhar como atendente do Mc Donald’s e, junto com sua sócia, iniciou o Beleza Natural a partir de uma necessidade própria: ambas buscavam produtos para cabelos cacheados. 

Atualmente, o negócio delas tem filiais em várias partes do país como: Estados Unidos e Portugal. Um verdadeiro negócio de sucesso!

 

Ricardo Sayon – RiHappy 

ricardo-sayon-ri-happy

Uma das maiores lojas de brinquedos do país se formou a partir do desejo de um pediatra: ir a uma loja tinha que ser um passeio divertido. Com esse conceito, o médico Ricardo Sayon criou a RiHappy (com Ri de Ricardo). 

Antes, quando eram apenas 4 lojas, o negócio não estava indo nada bem. Por isso, o empresário abandonou a carreira médica e se dedicou integralmente aos negócios. 

A loja conquistou tanto os brasileiros que desde 2016 – ano de sua estreia – ela ganha o primeiro lugar das lojas de brinquedos com melhores serviços, segundo pesquisa do Datafolha. 

 

Alberto Saraiva – Habibs

alberto-saraiva-habibs

Imagine a seguinte história: um médico português resolve vender comida árabe no Brasil. Isso mesmo que você leu!

Com o seguinte lema: produtos de qualidade com preços baixos, Alberto Saraiva montou a maior rede brasileira de fast-food de comida árabe do país. 

O médico, filho de pais comerciantes, também se encantou com os negócios e resolveu montar um restaurante árabe. Hoje, ele emprega 22 mil funcionários, possui mais de 420 lojas entre os 20 estados do Brasil e tem mais: vende 600 milhões de esfihas por ano!

Flávio Augusto da Silva – Wise Up

flavio-augusto-wise-up-empreendedores de sucesso

O carioca Flávio Augusto da Silva conseguiu montar a rede de idiomas para adultos, com mais de 500 franquias, sem falar uma palavra em inglês. Dá para acreditar?

Morador do Jabour, zona oeste do Rio, ele trabalhava como vendedor em uma escola de idiomas e, após quatro anos, se tornou o diretor da mesma. Porém, sem grandes perspectivas de futuro, Flávio resolveu montar o seu próprio negócio. 

Com apenas um cheque especial de 20 mil reais, ele abriu a sua primeira unidade no Centro do Rio de Janeiro. No ano de inauguração, em 1995, mais de mil alunos se matricularam. Motivo? Era o primeiro curso de inglês para adultos com formação em 18 meses. 

 

Que tal aproveitar as inspirações acima e dar o primeiro passo rumo ao seu próprio negócio? Fale conosco e descubra como!

Pesquisadora da cultura midiática contemporânea e seus fenômenos. Luiza Melo é gradua no curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Produção de Conteúdo e Social Media há seis anos. Trabalhou no gerenciamento de mídias sociais de empresas na área educacional pública, comércio varejista, influenciadores digitais e coordenou lançamentos de produtos digitais.

2 Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp