Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / Desenvolvimento  / 8 dicas de segurança na web para pequenas e médias empresas
segurança na web para empresas

8 dicas de segurança na web para pequenas e médias empresas

Empreendedores que julgam desnecessário se preocupar com a segurança das informações do seu negócio – mesmo que este seja pequeno – estão enganados. Existem muitas pessoas mal-intencionadas por aí, que podem virar a rotina da sua empresa de cabeça para baixo em um click.

Reduza os riscos do seu negócio, confira as 8 dicas de segurança na web para pequenas e médias empresas:

 

  • Use e atualize o antivírus;
  • Escolha senhas adequadas;
  • Faça backup das informações mais relevantes (sempre);
  • Proteja sua rede Wi-Fi;
  • Bloqueie o acesso a sites nocivos;
  • Limite o uso da internet e de aparelhos;
  • Restrinja o acesso aos dados empresariais;
  • Invista em um software ERP.

1 -Use e atualize o antivírus

Essa pode parecer uma dica de segurança na web óbvia, certo? Mesmo assim, é extremamente importante, afinal, é o básico. Não esqueça que os antivírus devem estar instalados em todas as máquinas ativas. Hoje em dia, existem inúmeras versões gratuitas e muito eficientes desses programas. Porém, para que desempenhe sua função de proteger o computador com sucesso é preciso mantê-los atualizados.

2 – Escolha senhas adequadas

Mais uma dica básica que pode poupar problemas maiores. Válido ressaltar que essa dica deve ser utilizada, inclusive, para computadores pessoais. Nosso conselho é que as senhas sejam fortes, ou seja, longas e que combinem letras e números. É possível ainda, usar tanto letras maiúsculas quanto minúsculas, e adicionar símbolos. Não se esqueça, a senha é uma fechadura: só você pode ter a chave.

3 – Faça backup das informações mais relevantes

Embora os backups não ajudem a evitar problemas, eles são fundamentais depois que ocorrem falhas de segurança. Isso porque são as chamadas cópias de segurança que podem te tirar de uma grande enrascada. Lembre-se: O backup deve ser feito levando em conta todos os dados importantes da sua empresa, com periodicidade. Assim, se houver problemas, o seu negócio não fica com informação perdida ou danificada.

4- Proteja a rede Wi-Fi

Outra dica é proteger a rede Wi-Fi da sua empresa. Com isso, não se corre o risco de terceiros usarem a sua internet, o que também reduz o nível de segurança dos dados. Para tanto, é possível usar uma senha forte (ver item 2 da lista) para proteger a rede, bem como ter uma conexão com encriptação de dados. Outra dica é mudar a senha de acesso no painel de configurações padrão do roteador, além de ativar filtros que permitem só os endereços dos dispositivos listados a ser autorizados no momento de se conectar na rede.

5 – Bloqueie o acesso a sites nocivos

Existem ferramentas que podem ser usadas para que o usuário não acesse sites nocivos, o que pode acontecer quando se clica em links maliciosos. Eles costumam estar em e-mails suspeitos, como spam.

6- Limite o uso da internet e de aparelhos

É importante que a sua empresa defina uma política de uso da internet, para evitar que a equipe faça seu uso de modo inadequado, reduzindo assim a segurança da rede. Já que nem todos os funcionários têm bom senso, pode ser preciso bloquear sites de jogos, download de arquivos e conteúdo adulto. Além disso, o uso de dispositivos móveis no ambiente de trabalho não só reduz a produtividade como prejudica a segurança, ainda mais se houver Wi-Fi.

7- Restrinja o acesso aos dados empresariais

Mais uma dica de como aumentar a segurança da sua empresa na web é restringindo acessos aos dados empresariais. Leve em consideração a função de cada profissional para que o mesmo tenha acesso apenas à parte da informação relevante para seu trabalho, evitando assim que demais dados sejam acessados de forma desnecessária.

8 – Invista em um sistema ERP

Outra grande dica de segurança na web para pequenas e médias empresas é contar com um sistema ERP online para a gestão do seu negócio. Além de conectar setores, informatizar dados e automatizar procedimentos, esse tipo de sistema armazena as informações com a mais total segurança.

Se você gostou das nossas dicas de segurança para pequenas e medias empresas na web, não deixe de acompanhar nosso blog com dicas para o seu negócio.

 

Gabriela é analista de marketing e redatora na empresa GestãoClick, um software de gestão empresarial que ajuda milhares de empresas a organizar e aumentar suas vendas diariamente. Já conquistou diversos prêmios estudantis pela dedicação e comprometimento.

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp