Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Empreendedorismo  / As vantagens de usar o mundo digital na hora de empreender

As vantagens de usar o mundo digital na hora de empreender

A população brasileira é altamente empreendedora. Hoje, quatro em cada dez pessoas já possuem ou estão pensando em abrir uma empresa nos próximos meses. O campo de oportunidades é bastante amplo, mas também pode oferecer grandes dificuldades. Nos últimos anos os tipos de empresas que vêm se destacando no meio empreendedor são os negócios digitais.

O número de pessoas conectadas à internet não para de crescer e a tendência ainda é de aumento, principalmente por causa do maior acesso às conexões mais rápidas e seguras, e às facilidades para compra de smartphones mais eficientes, que permitem a navegação em qualquer lugar ou horário.

Nesse cenário surgem as inúmeras oportunidades de negócios na internet, que passam pelas franquias, e-commerces, programas de afiliados, blogs e muitos outros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliação (IBMA) mais de 20 mil empreendedores digitais surgem por mês no Brasil.

Quem entra nesse mercado precisa conhecer os dois lados da moeda, as vantagens e as dificuldades desse meio, para se preparar e não cometer erros importantes no caminho. A capacitação do empresário e de seus funcionários, quando houver, é essencial e pode ser feita através da própria internet, com cursos e treinamentos online.

Vantagens de empreender digitalmente

• Baixo investimento inicial

A principal vantagem de escolher um negócio digital para iniciar sua vida empreendedora é o baixo investimento inicial necessário. As empresas virtuais normalmente iniciam pequenas e não precisam de espaço físico, uma loja, por exemplo, sendo que tudo acontece de forma online. Sendo assim o custo de montagem de loja ou escritório é inexistente.

• Qualidade de vida

Além disso, é muito comum que o empreendedor trabalhe sozinho e em casa, em modo Home Office, pelo menos no início, e dessa forma também não tem custo com funcionários. E a maioria dos negócio digitais pode permanecer dessa forma por muito tempo. Isso proporciona mais qualidade de vida para o empreendedor, que pode estar mais perto de sua família e não precisa enfrentar trânsito caótico ou imprevistos externos.

• Baixo custo de manutenção

Os baixos valores necessários para manutenção do negócio também influenciam a escolha. Muitas vezes custando menos que R$ 100,00 por mês. Além desse, o outro investimento mensal deve ser com marketing digital. Afinal, é necessário ampliar o número de visitantes em seu site e assim, ter mais oportunidades de venda.

Tudo isso aumenta as chances de garantir boa lucratividade e logo alcançar o patamar de rendimentos sólido, proporcionando a independência financeira que todos buscam.

Desvantagens dos negócios digitais

As desvantagens dos negócios digitais se misturam com as do próprio empreendedorismo, acrescentando apenas a instabilidade causada pela inovação e concorrência.

• Instabilidade financeira

Em geral as desvantagens estão relacionadas à falta de estabilidade financeira logo no início. Mas após alguns meses de experiência, é perfeitamente possível alcançar um negócio mais sólido. Mesmo assim, sempre será complicado prever o ganho do próximo mês.

• Falta de salário fixo

Essa é outra dificuldade do empreendedor digital, não ter salário fixo. É possível que em um determinado mês você consiga faturar dez vezes mais do que ganharia em um emprego fixo, mas em outros meses você pode ganhar dez vezes menos do que previa receber. Exatamente por isso o empreendedor digital precisa ter um ótimo controle financeiro.

• Carga horária de trabalho

Uma das grandes mentiras do empreendedorismo digital é a de trabalhar pouco. Engana-se quem acredita que abrindo uma empresa digital irá trabalhar pouco e ganhar muito. Trabalhar 44 horas semanais, apenas, não se aplica aos empreendedores, digitais ou não, principalmente em início de carreira. É muito comum que os empreendedores percam muitas noite de sono trabalhando.

Empreendedorismo digital e as finanças

Um dos grandes desafios do empreendedor digital é lidar com a instabilidade dos recursos financeiros da empresa. Mas para isso não atrapalhar o andamento dos negócios é preciso ter muito controle sobre as finanças.

Ter um sistema de Gestão Empresarial ERP ajuda o empreendedor a administrar sua empresa através dos módulos de sistema de controle de estoque, programa de controle financeiro, orçamentos, cadastro de clientes e fornecedores, emissão de notas fiscais eletrônicas e ainda os recursos de geração de relatórios que facilitam a visualização da empresa por inteiro, dando mais informações ao empreendedor e assim facilita a tomada de decisões estratégicas e o acompanhamento financeiro.

O empreendedorismo digital é uma excelente opção de investimento, pois exige baixo custo de investimento e proporciona grande possibilidade de retorno financeiro rápido. Mas exige também muita disciplina e persistência do empresário.

Gabriela é analista de marketing e redatora na empresa GestãoClick, um software de gestão empresarial que ajuda milhares de empresas a organizar e aumentar suas vendas diariamente. Já conquistou diversos prêmios estudantis pela dedicação e comprometimento.

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp