Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / As tendências do marketing digital para 2018

As tendências do marketing digital para 2018

Confira o que grandes nomes do ramo preveem sobre as tendências do marketing digital para 2018.

“O rei morreu. Viva o rei”. A frase comum às monarquias também pode ser aplicada ao marketing digital. A cada novo ano profissionais de marketing precisam avaliar as estratégias utilizadas no ano anterior e se preparar para o novo ano, prevendo as tendências do marketing digital para 2018.

Você já está pronto? Confira as tendências do marketing digital para 2018 que te ajudarão a obter resultados cada vez melhores.

Essa lista contém a opinião de grandes nomes do marketing digital em todo o mundo. Elas são frutos de estudos e pesquisas que revelam as melhores práticas do mercado. Adapte-as à sua estratégia e faça bons negócios.

Marketing de conteúdo

Primeiramente, não se trata exatamente de uma nova tendência, mas o crescente uso do marketing de conteúdo pelas empresas deve se fortalecer ainda mais em 2018. Uma pesquisa da Smart Insights revelou que o marketing de conteúdo será a ferramenta de maior impacto comercial para as marcas em 2018.

Cerca de 20% das companhias que participaram da pesquisa apontam o marketing de conteúdo como a principal ferramenta para obter mais reconhecimento ou conversão. Saiba mais sobre marketing de conteúdo e confira 5 motivos para investir nessa estratégia, clicando AQUI.

Conteúdo original

Essa tendência está intimamente relacionada à primeira. Não basta produzir conteúdo para se destacar. É preciso que esse conteúdo seja original. Isso significa que textos, vídeos e áudios precisam ser inovadores, tanto na forma como no conteúdo.

A inovação deve estar presente em todas as ferramentas de comunicação, mas, de acordo com o Content Marketing Institute, é particularmente importante nas redes sociais.

Nesse espaço o nível de dispersão da atenção da persona, por exemplo, é mais acentuado. Isso, de fato, exige uma dedicação ainda maior dos criativos das agências e de seus clientes.

Crescimento das pequenas e médias empresas

Durante muitos anos os grandes investimentos em marketing digital vieram das grandes empresas. Esse cenário, entretanto, está mudando. De olho nas oportunidades proporcionadas pelas novas tecnologias, as pequenas e médias empresas estão aumentando seus investimentos em marketing digital.

A Academia do Marketing, por exemplo, revelou que suas salas de aula já são ocupadas tanto por estudantes de comunicação como também por pequenos e médios empresários sem formação na área.

Chatbot

Já se fala há algum tempo que as redes sociais devem ser utilizadas como uma extensão do Serviço de Atendimento ao Cliente. As marcas não estão medindo esforços para que as críticas e comentários no Facebook, Twitter e outras redes tenham sempre uma resposta.

Em 2018 esse “SAC 2.0” entra em uma nova etapa. De acordo com o especialista Edney Souza (InterNey), 65% das empresas vão investir em chatbots em 2018. Trata-se de uma ferramenta de comunicação via bate-papo em sites ou utilizando as ferramentas de bate-papo do Facebook (Messenger) ou WhatsApp, dentre outros.

Big Data

tendências de marketing digital

 

A lista de tendências do marketing digital 2018 busca prever as melhores táticas de comunicação online para o ano que vem. Assim, é curioso que uma das tendências para 2018 seja justamente a de… prever as melhores táticas de comunicação online.

É isso o que faz o Big Data, técnica de análise de informações do cliente e do mercado. Por meio de seus dispositivos eletrônicos, redes sociais e pesquisas.

Quais são as tendências do marketing digital 2018 que serão utilizadas pela sua empresa? Conte para a gente nos comentários.

CEO da D'Gitais

Apaixonado pelo Universo Digital, Rodrigo Assis é CEO da D'Gitais. Palestrante, professor e com mais de 20 anos de experiência no universo Digital, trabalhou nos E-Commerces da Americanas.com, Casa&Video e do extinto Comprafacil.com. Também atuou em projetos digitais para as empresas Ambev, Ipiranga, Globo, Credicard, Embratel, Sony, dentre outras.

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp