Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / Tendências de Marketing Digital em 2017

Tendências de Marketing Digital em 2017

O ano de 2017 deixa, de herança, tendências de marketing digital que vieram para ficar

O marketing digital não para nunca e, à medida que novas tecnologias chegam ao mercado, os comportamentos dos consumidores mudam radicalmente. Algumas mudanças são passageiras, enquanto outras permanecem por muito tempo. Confira as tendências de marketing digital que se consolidaram em 2017 e que ainda vão nortear as estratégias das empresas por muito tempo.

Marketing digital deixa de ser feito por comunicadores

Uma das grandes tendências de marketing digital em 2017 foi a própria popularização do marketing digital. Até recentemente os alunos dos cursos de marketing digital eram comunicadores, publicitários e jornalistas que queriam ajudar seus clientes a aumentar suas vendas.

Isso mudou. Agora são os próprios empreendedores que estão buscando aprender tudo o que podem sobre marketing digital, de forma a ter mais controle sore os rumos das campanhas online.

Não é para menos. O marketing digital pode custar menos da metade do investimento necessário para a realização de uma campanha de marketing tradicional. Além disso, pesquisas revelam que esse tipo de marketing obtém resultados até três vezes melhores.

Vender menos para vender mais

Aposto que você achou a frase contraditória, mas ela está correta. Uma das tendências de marketing digital em 2017 foi a de fazer menos campanhas de vendas. Assim, a sua marca pode vender mais.

A explicação é simples. A grande maioria dos consumidores começa sua jornada de compra no topo do funil, ou seja, eles ainda não sabem exatamente o que querem ou não conhecem seu produto. É preciso oferecer um conteúdo relevante, em forma de conteúdo e não venda. (Saiba mais sobre os benefícios do Marketing de Conteúdo clicando aqui).

Se o seu site, blog ou perfil nas redes sociais passa metade do tempo vendendo produtos, sua marca não conseguirá prender a atenção desse consumidor.

As pessoas não visitarão seu blog ou seus perfis para fazer compras. Elas visitarão para obter informações. Portanto, para vender mais, você precisa fazer menos campanha de vendas e mais postagens informativas ou divertidas.

A tendência de marketing digital que veio para ficar foi a de fazer apenas 20% de postagens de vendas, e 80% de postagens de engajamento. A venda é uma consequência da relação criada com o consumidor ao longo do tempo.

Buscas por voz crescem

O SEO (Search Engine Optimization) é prática comum e consolidada já há algum tempo. Mas uma tendência que chegou em 2017 e não vai mais embora é a de que o SEO seja pensado também para as buscas por voz.

Em 2017 esse tipo de pesquisa representou 20% do total das buscas realizadas nas ferramentas de busca, graças aos avanços dos softwares, como o Google Assistente (no sistema operacional Android) e a Siri (no iOs).

Portanto, na hora de fazer campanha ou produzir conteúdo, lembre-se de levar em consideração os comandos de voz mais prováveis de resultarem em cliques.

Otimização do CPC

O crescimento da economia mundial aumentou a quantidade de empresas que anunciam no Google Adwords, Facebook Ads e outras ferramentas de publicidade online. O Google deve aumentar seu faturamento com publicidade em 16% nesse ano.

Com isso, o custo por clique também aumentou, já que mais empresas participaram dos “leilões”. Isso não significa, entretanto, que seu gasto com marketing também precisa subir.

tendências de marketing digital

Para lidar com esse provável aumento, selecione melhor as palavras-chaves que serão utilizadas no anúncio, otimize as landing pages e sites para o Google e use todas as ferramentas de análise do Google Adwords para melhorar o índice de qualidade da sua página.

Você já está usando as novas tendências de marketing digital que surgiram em 2017? Compartilhe sua estratégia nos comentários.

Leia também nossos posts de marketing digital mais acessado em 2017, clicando AQUI.

CEO da D'Gitais

Apaixonado pelo Universo Digital, Rodrigo Assis é CEO da D'Gitais. Palestrante, professor e com mais de 20 anos de experiência no universo Digital, trabalhou nos E-Commerces da Americanas.com, Casa&Video e do extinto Comprafacil.com. Também atuou em projetos digitais para as empresas Ambev, Ipiranga, Globo, Credicard, Embratel, Sony, dentre outras.

1 Comente

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp