Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Parceiros  / Habitat Coworking  / Coworking: escritórios compartilhados podem trazer muitos benefícios ao seu negócio
Pessoas em um Coworking

Coworking: escritórios compartilhados podem trazer muitos benefícios ao seu negócio

O conceito de economia colaborativa tem sido cada vez mais aplicado no dia a dia dos negócios. Com isso,  encontrar espaços de trabalho compartilhados, onde empresas independentes dividem a mesma estrutura, tem se tornado mais comum. O nosso parceiro, Thiago Peva, é Sócio Fundador de um desses espaços: o Habitat Coworking , localizado no Centro do Rio de Janeiro e atual “casa” da D’Gitais.

Com o intuito de esclarecer todas as dúvidas sobre o que é, como funciona e os Benefícios de um Coworking, Thiago topou o nosso convite e contou um pouco sobre a sua experiência à frente da Habitat e como é o dia a dia no espaço compartilhado. Vem ver!

AFINAL, O QUE É REALMENTE UM COWORKING?

O conceito de Coworking baseia-se no compartilhamento de espaço e recursos de um escritório, reunindo pessoas (ou grupos) que trabalham em empresas ou em mercados diferentes, incluindo profissionais independentes. Aliás, o Coworking é utilizado por muitos profissionais autônomos, que procuram solucionar o problema de isolamento que o home office pode causar.

Além disso, os usuários de um Coworking também podem utilizar o espaço para estabelecer relacionamentos de negócios, oferecendo ou contratando serviços mutuamente. Ou seja, é uma ótima maneira de se fazer network!

PORQUE TRABALHAR NUM COWORKING?

Apesar do home office proporcionar o conforto do lar e a economia de tempo e dinheiro com deslocamentos, esse modelo também isola o profissional de outros profissionais do ramo e do próprio cliente, o que pode prejudicar a confiabilidade e o reconhecimento de seu trabalho.

  • Network

No sistema de Coworking existe a possibilidade de conhecer pessoas novas e ampliar sua rede de contatos! A grande vantagem disso é que você poderá trabalhar no seu núcleo de negócios, contando com o apoio de outros profissionais, incluindo os de áreas diferentes. Essa troca beneficia todos os envolvidos e enriquece o trabalho que será entregue ao cliente final.

  • Experiência Profissional

O Coworking também viabiliza a troca de informações entre os profissionais. Um espaço de troca de experiências é vantajoso porque as informações podem ser compartilhadas de forma rápida, informal e podem ser obtidas de fontes seguras, já que todos estarão trabalhando lado a lado.

  • Relacionamento

Outra vantagem oferecida pelo Coworking é a proximidade com o cliente. Ter um espaço físico, que esteja sempre de portas abertas para receber o cliente a qualquer momento, além de oferecer a ele uma estrutura empresarial como uma sala de reunião, pode fazer toda a diferença na hora de conquistar novos clientes ou manter os atuais!

coworking-habitat2

CONTE-NOS UM POUCO MAIS SOBRE O HABITAT COWORKING

O Habitat Coworking surgiu inicialmente com o conceito de se transformar em um local onde pudéssemos concentrar vários consultores e parceiros de trabalho ligados ao setor de Engenharia e Arquitetura, com o intuito principal de aproximar estes profissionais à equipe da Conen (nossa Empresa de Infraestrutura Urbana que funciona no mesmo edifício).

Com o passar do tempo, o Habitat Coworking passou a receber empresas de vários setores diferentes e esta diversidade acabou tornando o ambiente bastante rico em network, inclusive firmando parcerias da Conen com estes profissionais de diversos setores. Como exemplo deste network, podemos citar a própria D’Gitais, que já realizava um trabalho de marketing digital para o Habitat Coworking (parceria que segue até hoje) e que, devido ao grande profissionalismo apresentado, passou a desenvolver um trabalho de e-mail marketing para a Conen.

Na minha visão, o maior benefício de vivenciar e gerir um Coworking é poder observar o crescimento das empresas que ocupam o espaço e saber que aquela estrutura pensada por você um dia, possibilitou o amadurecimento e a estruturação de grandes empreendedores. Foi um ano de muita luta para estruturar o negócio, principalmente pela situação de incerteza do país, mas atualmente temos certeza que o Habitat Coworking se transformou em um negócio bastante interessante e já estamos com planos de ampliação do nosso espaço.

Thiago Peva é Sócio Fundador do Habitat Coworking, Arquiteto e Designer de Infraestruturas Urbanas, além de ser vascaíno e Harleyro* convicto.

Obrigado por mais essa colaboração com a D’Gitais, Thiago!

Thiago Peva e seu filho na Harley Davidson
(*) Harleyros são motociclistas que ao invés de pilotar motos, pilotam mitos.

CEO da D'Gitais

Apaixonado pelo Universo Digital, Rodrigo Assis é CEO da D'Gitais. Palestrante, professor e com mais de 20 anos de experiência no universo Digital, trabalhou nos E-Commerces da Americanas.com, Casa&Video e do extinto Comprafacil.com. Também atuou em projetos digitais para as empresas Ambev, Ipiranga, Globo, Credicard, Embratel, Sony, dentre outras.

1 Comente

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp