Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Empreendedorismo  / O que o empreendedor pode aprender com a Copa 2018?
empreendedor na copa

O que o empreendedor pode aprender com a Copa 2018?

O sonho do hexa brasileiro já era, pelo menos por agora. E entre quedas do menino Neymar e times grandes saindo de campo, percebemos que esse evento futebolístico trouxe muitos aprendizados que não só podem, como devem, ser aplicados no seu dia a dia como empreendedor. Até porque você não precisa ser o Tite para comandar uma equipe, certo?

 

tite comemorando vitória

 

Confira abaixo o nosso top 5 de aprendizados que todo empreendedor deve levar da Copa 2018:

 

– Planos são necessários, adaptar-se ao cenário também

Assim como uma partida de futebol, para o empreendedor atuar no mercado é preciso ter jogo de cintura para bolar estratégias e dinamismo para se adaptar ao exigido no momento. Sabemos que o Tite fez uma estratégia que se manteve inabalável em todos os jogos, em contrapartida, o time da Bélgica entrou em campo com uma formação que até então, não tinha sido vista. Por que? Porque o técnico da Bélgica já tinha estudado o jogo do Brasil e, com isso, montou um time que bateria de frente com todos os pontos fracos da seleção brasileira.

Desenvolva um plano sólido que te acompanhe durante todos os estágios do projeto, mas esteja preparado para possíveis mudanças. O que nos leva ao próximo aprendizado.

 

– Esteja preparado para possíveis fatores externos

 

Uma partida de futebol não envolve apenas jogadores e uma bola, há toda uma equipe de árbitros que fica na cola, conferindo se todas as regras estão sendo seguidas. Isso é extremamente necessário, mas quando um arbitro parece não enxergar certas faltas, pode prejudicar um time que está fazendo bom papel em campo.

Quando o empreendedor não tem planos de contingência para possíveis cenários econômicos, sua marca pode sofrer consequências drásticas. Um exemplo, seria a greve rodoviária do Rio de Janeiro. Muitas lojas foram afetadas, pois seus empregados não conseguiram chegar no local de trabalho. Tenha sempre um plano, ou um Firmino na reserva.

 

– Não fique confortável, o comodismo é inimigo do empreendedor 

Quando uma equipe é conhecida como a vencedora, ela vai se acomodar com esse título. Convenhamos que o Brasil é conhecido mundialmente por suas habilidades futebolísticas e por ser o único pentacampeão. Isso pode gerar comodismo por parte do time que pensa que por estar nas quartas de finais, já levou o prêmio. Não estou dizendo que a seleção não jogou bem contra a Bélgica, apenas que a comodidade com relação ao possível hexa pode sim ter interferido em certas jogadas.

Se você está se sentindo confortável no mercado, tome muito cuidado – é nesse momento que você pode perder o lugar. Já diria o ET Bilu, busque conhecimento e evolução, sempre.

 

– Não seja o fominha da equipe

É claro que durante uma partida, todos gostariam de marcar um gol. Inclusive, certos jogadores são treinados com esse objetivo, mas nem por isso eles tem passe livre para segurar a bola e não passar adiante quando necessário. O jogador fominha coloca toda a equipe em risco e isso vale para o meio coorporativo: trabalhe em equipe!

O time de profissionais ao seu lado está pronto para te ajudar a alcançar a vitória. Você não precisa tocar a bola sozinho e ser o fominha da empresa, conte com a sua equipe. Sempre!

 

– Se cair, levante. E levante rápido

empreendedor copa 2019

Indiretas à parte, ao cair não se esqueça de levantar – e rápido! O mercado está sempre mudando e você precisa reagir a ele. Como disse lá em cima, crie planos, se adapte e não fique acomodado. Errar é inerente à condição humana, portanto não pegue tão pesado consigo mesmo. Se caiu, caiu. Pronto. Mas levante e esteja pronto para enfrentar o que der e vier.

Não esqueça que sempre haverá um amanhã, independente das quedas e derrotas. Rumo ao Hexa 2022!

 

 

Gostou? Então confira 8 perfis no instagram que vão ajudar a turbinar seus negócios!

 

 

 

Share

CEO da D'Gitais

Apaixonado pelo Universo Digital, Rodrigo Assis é CEO da D'Gitais. Palestrante, professor e com mais de 20 anos de experiência no universo Digital, trabalhou nos E-Commerces da Americanas.com, Casa&Video e do extinto Comprafacil.com. Também atuou em projetos digitais para as empresas Ambev, Ipiranga, Globo, Credicard, Embratel, Sony, dentre outras.

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp