Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Empreendedorismo  / Plano De Ação: O Que É E Como Aplicar Em Sua Empresa
plano de ação dgitais capa

Plano De Ação: O Que É E Como Aplicar Em Sua Empresa

Organizar uma estratégia para a sua empresa ou mesmo para um projeto exige planejamento. Afinal, é preciso reunir todas as informações necessárias, definir o que vai ser feito e como e delegar funções. Ou seja, é preciso desenvolver um plano de ação.

Essa tarefa é essencial para diversos momentos na administração da sua empresa, inclusive, quando você vai abrir as suas portas. Da mesma maneira, se faz necessário ao colocar novos produtos no mercado, ampliar o público alvo ou abrir uma filial.

Para saber mais sobre o que é um plano de ação e como aplicá-lo de maneira eficiente em sua empresa continue lendo este artigo e confira os tópicos a seguir:

  • O que é?
  • O que deve conter nele?
  • Como aplicar?

O que é um plano de ação

Plano de ação, primeiramente, é colocar no papel (ou na tela do computador) todas as informações relevantes a respeito do objetivo que se quer cumprir. Seja ele abrir uma empresa ou conquistar mais clientes com uma estratégia de marketing.

Isso quer dizer que o plano de ação combina com diferentes ocasiões, sendo importante sempre que se tem um objetivo a alcançar. Assim, é possível que você precise de diferentes planos de ação se deseja obter sucesso no seu negócio.

Afinal, administradores competentes não “empurram” com a barriga a sua empresa, estão constantemente criando novas estratégias para vender mais, ter produtos de mais qualidade, oferecer preço mais competitivo, ampliar o seu negócio, etc.

Então, se você entende a importância que todas essas tarefas possuem para o seu empreendimento é fundamental que faça planos de ação. Mas, afinal, o que eles precisam conter?

O que deve conter um plano de ação

O plano de ação deve conter todos os passos necessários para se atingir o objetivo proposto. Também deve informar o prazo para a conclusão de cada passo, o que vai depender da duração do mesmo, o qual pode ser a curto, médio ou longo prazo.

No entanto, nada impede que ao longo do tempo o seu plano de ação se ajuste conforme as possíveis mudanças que podem ocorrer ao longo do caminho, inclusive, se for um plano no longo prazo. De modo geral, é necessário que o plano de ação abranja os seguintes aspectos:

  • Objetivo principal;
  • Objetivos secundários;
  • Tarefas a serem realizadas;
  • Responsáveis por cada tarefa;
  • Prazo de execução de cada tarefa;
  • Orçamento disponível para cada tarefa;
  • Definir etapas do plano de ação, se for o caso;
  • Possíveis riscos e imprevistos ao longo da sua realização;
  • Data em que se pretende alcançar o objetivo estipulado.

Para o sucesso de um plano de ação é importante que toda a equipe envolvida esteja a par dessas informações. Não sendo indicado que os seus membros atuam de maneira individualizada. Apesar de cada um ter a sua tarefa é preciso que saiba onde ela se encaixa no todo.

Como aplicar o plano de ação

Para a aplicação de maneira eficiente planejamento estratégico é indicado que seja escolha uma pessoa para gerenciá-lo. Ela deve acompanhar o desempenho de cada um, oferecer ajuda quando necessário e fazer o link entre todos os envolvidos.

De acordo com o tipo de plano de ação, é necessário que a equipe se reúna com alguma periodicidade para trocar experiências e impressões. Além de deixar os demais informados sobre a evolução da sua tarefa.

Por mais que o ideal seja que cada um faça a sua, não raro, é preciso cobrar de algum dos membros da equipe mais agilidade. Porém, a necessidade de fazer isso diminui à medida em que todos os envolvidos são bem orientados para as suas atividades.

Além disso, contar com uma equipe eficiente depende de ter contratado os profissionais certos para fazer parte da sua empresa. Outra dica para colocar o plano de ação em prática é contar com o apoio de profissionais especializados.

De acordo com o objetivo do seu plano de ação pode ser preciso contratar uma empresa para atender a uma necessidade específica. É apropriado ainda usar as ferramentas adequadas, como um ERP para pequenas e médias empresas, que contribui para a gestão da sua empresa.

Afinal, com a casa em dia é possível executar planos de ação com muito mais eficiência.  O GestãoClick é um ERP online que oferece diferentes funcionalidades.

 

Gostou? Confira os 8 perfis que vão ajudar a turbinar o seu negócio!

Analista de Marketing no Gestão Click.

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp