Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Clientes  / Como oferecer descontos sem prejudicar a sua margem de lucro na Black Friday?
desconto-blackfriday

Como oferecer descontos sem prejudicar a sua margem de lucro na Black Friday?

O final do ano é uma época de bons negócios para o comércio e nos últimos anos a tradição natalina tem sido antecipada. Com a Black Friday, uma data famosa por oferecer grandes descontos, diversas lojas atraem multidões de pessoas dispostas a gastar. Mas como não prejudicar sua margem de lucro na Black Friday oferecendo descontos relevantes para o seu público?

No Brasil a prática é relativamente recente, mas já se tornou uma das principais datas em vendas para o comércio. Muitas lojas já se preparam meses antes para oferecer os melhores descontos e condições para ampliar as vendas.

As pequenas e médias empresas também entram nessa ação de marketing e vendas querem alcançar um aumento em seus resultados. E também ampliar sua visibilidade, tornando-se mais conhecida e visando as vendas em outras datas do ano.

O dia internacional de descontos pode ser uma excelente oportunidade de negócios, se mostrando uma data importante para atrair novos clientes, fidelizar os antigos e renovar o estoque, mas precisa de cuidado.

Com o apelo dos preços, é uma ótima estratégia de marketing, entretanto algumas vezes esbarra com a margem de lucro na Black Friday. É preciso ter cuidado com o desconto a ser negociado e oferecido aos clientes para não comprometer a margem de lucro da empresa, e acabar tendo prejuízos.

Se você tem dúvidas sobre como oferecer descontos sem prejudicar a margem de lucro da sua empresa, continue lendo que vamos tirar suas dúvidas.

Como saber qual desconto posso oferecer para manter minha margem de lucro na Black Friday?

A concorrência e os pedidos dos clientes podem fazer você se sentir pressionado a oferecer descontos sem estudar os números, mas isso é um grande erro. O cálculo da margem de lucro na Black Friday é fundamental com o intuito de definir o percentual que pode ser concedido sem prejudicar os resultados.

Primeiramente, é importante conhecer todos os custos de produção ou quanto é gasto na prestação de cada serviço. Assim você pode definir qual parcela é o lucro da empresa e o que pode ser retirado como desconto e incentivo para a compra na Black Friday.

Portanto, normalmente produtos que são vendidos em grandes quantidades podem oferecer um desconto maior, porque parte da margem de lucro na Black Friday vem da quantidade vendida.

Saiba como está o fluxo de caixa da empresa

Outro ponto importante muitas vezes negligenciado pelas empresas. Não adianta conhecer a margem de lucro na Black Friday e não considerar o momento que a sua empresa está vivendo.

Uma análise detalhada do fluxo de caixa e das previsões orçamentárias para os próximos meses é fundamental para verificar se o desconto não terá impacto negativo nas finanças.

Para facilitar esse controle e acompanhamento utilize um sistema de Gestão Empresarial ERP que centraliza e integra diversos setores da empresa, ajudando a organizar as informações registradas e a perceber a empresa como um todo.

O módulo de geração de relatórios permite que o gestor acompanhe os resultados em tempo real e fornece dados para a tomada de decisões eficiente.

Planeje a sua participação e garanta sua margem de lucro na Black Friday

As empresas que lucram muito nessa data iniciam um planejamento consistente meses antes. Mas apesar da proximidade com o dia, se você ainda não fez o seu, pode começar hoje mesmo.

É fundamental conhecer quais são as preferências do seu público e escolher os produtos que atrairão mais os consumidores. Assim sendo, é essencial se preparar para o aumento no volume de atendimento. Assim você garante a melhor experiência do cliente, mesmo com o aumento no número de compras.

Ofereça descontos maiores em produtos com baixa saída

Você pode oferecer descontos maiores em produtos que tem pouca saída e que estão parados no estoque. Bem como usar outros recursos como o up-sell e o cross sell. Aliados a produtos complementares, também com descontos, eles podem aumentar o ticket médio da venda.

Use o marketing a seu favor

Tenha produtos estratégicos e faça uma boa ação de marketing para divulgar. Utilize sua base se clientes, redes sociais, anúncios para atrair o maior número de pessoas. Dessa maneira, nessa data tão propícia ao consumo você pode garantir um número expressivo de vendas.

Utilize gatilhos mentais para aumentar a vontade de consumir nas pessoas e veja seus lucros aumentares na data.

O Black Friday tem sido mal utilizado por muitas empresas no Brasil e acabou sendo desacreditado por muitas pessoas. Por isso é importante oferecer descontos verdadeiros, que poderão ser cumpridos.

Não suba preços para dar um desconto maior. Não anuncie descontos que não serão concedidos. Não dê descontos apenas nos produtos que ninguém procura. Uma vez que já existem órgãos observando a ação, essas atitudes podem gerar prejuízos de imagem para o seu negócio.

Confira no artigo anterior de que forma você irá alcançar seus objetivos na próxima Black Friday!

 

Analista de Marketing no Gestão Click.

3 Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp