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Glossário do Marketing Digital

Existem inúmeras terminologias de marketing digital circulando hoje em dia, e acompanhar tudo isso pode ser uma tarefa difícil!

De SEM a CTR e CAC, a todo momento surgem com extrema rapidez novos termos e, não saber o que significam, pode dificultar o acompanhamento das suas conversas sobre marketing digital.

Por isso, aqui está uma lista de 20 termos que ajudará a vida do empreendedor no universo digital, facilitando a sua comunicação com as agências e profissionais de marketing digital.

Os 20 principais termos de marketing digital que você deve conhecer

Se você está procurando uma maneira de melhorar seu vocabulário de marketing digital ou deseja encontrar um glossário de marketing digital, está no lugar certo!

  1. Taxa de conversão

A taxa de conversão é a porcentagem de clientes, ou clientes em potencial, que realizam uma ação específica.

A “ação específica” pode ser qualquer coisa, desde abrir um e-mail, iniciar uma conversa no WhatsApp ou fazer uma compra.

Como muitos esforços de marketing digital se concentram em convencer um cliente a dar o próximo passo no funil de vendas, a taxa de conversão é uma importante métrica.

  1. Inbound marketing

Também chamado de pull marketing, refere-se aos esforços de marketing projetados para atrair clientes em potencial para seu site, marca e produtos/serviços.

Exemplos de inbound marketing incluem SEO (otimização para mecanismos de busca) e marketing de mídia social.

  1. Aquisição de clientes

O marketing digital tem tudo a ver com aquisição e retenção de clientes.

A aquisição de clientes refere-se a todas as atividades de vendas e marketing envolvidas na obtenção de um cliente.

  1. Custo de aquisição do cliente (CAC)

O custo de aquisição do cliente (CAC) informa o custo médio de aquisição de um cliente.

Você pode calcular o CAC usando a seguinte fórmula:

despesas de vendas e marketing ÷ número total de clientes = CAC

O CAC é importante porque, juntamente com o LTV (Lifetime Value), pode dizer muito sobre a lucratividade potencial do seu modelo de negócios.

  1. Otimização para mecanismos de busca (SEO)

A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é um dos termos de marketing digital mais comuns que os profissionais de marketing digital encontram.

Simplificando, SEO é o processo de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego para o seu site a partir de resultados de pesquisa na web não pagos.

A parte “não paga” é importante, afinal, o SEO exclui pesquisa paga.

  1. Marketing de mecanismo de pesquisa (SEM)

Search engine marketing (SEM) é o processo de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego para o seu site usando SEO e anúncios pagos.

Em termos simples, SEO + resultados de pesquisa pagos = SEM.

  1. Página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP)

A página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) é a página de resultados que um usuário vê quando digita um termo em um mecanismo de pesquisa.

De um modo geral, quanto maior sua classificação SERP para um determinado termo, maior a probabilidade de um usuário clicar em seu resultado.

  1. Impressão

Uma impressão é a quantidade de vezes que um anúncio foi entregue aos usuários.

Muitas vezes, o termo é usado no mundo dos anúncios online pagos.

Por exemplo, a taxa de cliques (CTR) é calculada usando cliques e impressões.

  1. Taxa de cliques (CTR)

A taxa de cliques (CTR) é a porcentagem de cliques que uma campanha recebe em relação ao número de impressões.

Um CTR mais alto geralmente indica que as campanhas estão repercutindo de forma mais eficaz com os usuários.

A fórmula do CTR é:

(cliques em uma campanha ÷ total de impressões da campanha) × 100 = CTR

Por exemplo, se uma determinada campanha tiver 5 cliques e 500 impressões, a CTR será de 1%: (5 ÷ 500) × 100 = 1.

  1. Custo por mil (CPM)

Custo por mil (CPM) significa custo por mil impressões.

O CPM é frequentemente usado para definir o preço de uma determinada campanha paga.

  1. Custo por clique (CPC)

Custo por clique (CPC) refere ao custo de cada clique em uma campanha de pesquisa paga.

Com o modelo de CPC, você paga com base em cliques e não em impressões.

O CPC é comum em anúncios pagos por clique, como o Google Ads.

  1. Gestão de relacionamento com o cliente (CRM)

Customer Relationship Management (CRM) é o processo de construir, manter e melhorar o relacionamento de uma organização com seus clientes.

  1. Análise de marketing digital

A análise de marketing digital é uma abordagem orientada por dados para a medição da eficácia das ações realizadas dentro das plataformas digitais da sua empresa.

Ela pode permitir insights que tornam as campanhas futuras mais eficazes.

  1. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é a proporção de quantos usuários “rejeitam” depois de visitar seu site.

Uma “rejeição” é uma visita ao seu site que não envolve a visita do usuário a outras páginas ou qualquer outra ação. Ou seja, eles pousam em uma única página e vão embora.

  1. Retorno do investimento (ROI)

O retorno sobre o investimento (ROI) é o percentual de retorno obtido em um determinado investimento.

  1. Teste A/B

Os testes A/B são testes em que duas versões diferentes da mesma coisa são testadas e medidas quanto à eficácia.

No mundo do marketing digital, a “coisa” que está sendo testada geralmente é uma página da web, campanha de mídia social, campanha de e-mail, anúncio pago ou formulário de inscrição.

  1. Segmentação de clientes

A segmentação de clientes é o processo de categorizar e segmentar clientes com base em diferentes critérios.

O objetivo da segmentação de clientes é permitir que você agrupe clientes com base em suas necessidades, interesses e orçamento, bem como em seu valor potencial para o seu negócio.

 

    18. Marketing de afiliados

Uma estratégia que recompensa ‘afiliados’, ou seja, pessoas fora do seu negócio por trazer novos clientes.

Feito por meio de uma promoção como anúncios ou conteúdo no site do afiliado por uma comissão com base no número de clientes gerados.


19. Taxa de engajamento

Métricas para acompanhar o envolvimento do público-alvo com o conteúdo de uma marca.

Esse termo de marketing digital é uma das ações mais importantes no sucesso de uma campanha de rede social, especialmente quando o foco é construir uma forte base de seguidores.

 

    20. ROAS ou retorno do investimento em publicidade

Métrica de marketing para medir a eficácia das campanhas digitais e calcular o retorno do investimento em marketing pago, como gastos com anúncios.

O ROAS ajuda a avaliar quais métodos estão funcionando e como melhorar os esforços futuros.

 

Curtiu as informações? Confira também os 10 principais livros de marketing digital que você deve ler! 

Pesquisadora da cultura midiática contemporânea e seus fenômenos. Luiza Melo é gradua no curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Produção de Conteúdo e Social Media há seis anos. Trabalhou no gerenciamento de mídias sociais de empresas na área educacional pública, comércio varejista, influenciadores digitais e coordenou lançamentos de produtos digitais.

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