Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / Desenvolvimento  / Criação de Sites e Blogs  / Mobile First: o que é e por que aderir esse conceito?
conceito de mobile first

Mobile First: o que é e por que aderir esse conceito?

Para entender o conceito de Mobile First, é preciso saber que, de acordo com estudos, o Brasil possui 1 Smartphone por habitante. Dito isto, é notável o impacto do Smartphone não só na economia, mas na comunicação e na geração que está crescendo no mercado. A forma com que interagimos um com o outro mudou. Por meio do whatsapp podemos ter conversas escritas, por áudio e até vídeo. Tudo isso sem tempo limite e sem gastos além da internet 3g ou wi-fi.

Por que Mobile First?

A geração de consumidores ativa, é uma geração formada por pessoas que nasceram com o boom da informática. Portanto, não conseguem imaginar o mundo sem o famoso Google. A geração Z não entende por que ainda existem telefones fixos, sequer como o celular um dia era só um “celular”. Sem nenhuma função extra como fotografar, acessar a internet e essas coisas tão normais quanto respirar.

Dentro desse contexto, também temos outro estudo que diz que o telefone celular é o principal meio que os brasileiros utilizam para acessar a internet. Reunindo todas essas informações, empresas de desenvolvimento de site começaram a criar layouts responsivos. Sites que conseguem se adaptar de acordo com a plataforma que o usuário está acessando. E assim surgiu o conceito Mobile First.

Com o reconhecimento que o acesso por mobile é maior, a proposta do Mobile First é criar o site a partir do seu modelo em versão mobile. Afinal, pense bem: você acabou de sair de uma reunião e deixou seu cartão com o cliente. Com certeza o cliente vai acessar o seu site para saber mais. E vai fazê-lo da forma mais prática possível para ele: através do celular.

mobile first processo

O que muda com o Mobile First?

A única coisa que muda ao trabalhar com o conceito mobile first é ter o site visto pelo celular como base do projeto de desenvolvimento. Após a avaliação da performance do site, a empresa passa para as próximas etapas. Adaptação do layout para Tablet e Notebook/Desktop.

Com a garantia que o site será visto exatamente como foi programado, o mobile first fomenta a responsividade. Dessa forma, aumenta a credibilidade com o google e também com os clientes. Estes visitarão o site através do celular e encontrarão uma página feita especialmente para ser lida tal qual o tamanho da tela.

Muitas empresas que desenvolvem sites ainda tem receios de aderir ao Mobile First por se tratar de algo novo. Afinal, ao se falar em site, você pensa logo na tela do computador aberta, certo? Mas estudos mostram algo completamente diferente: com a rotina, os sites são mais acessados através do celular e é muito provável que um primeiro acesso a um site seja feito por mobile.

Para se manter relevante como marca é preciso acompanhar as mudanças que surgem, aceitando que o mercado está sempre se aperfeiçoando para atender às demandas do momento. Hoje em dia, nada demanda mais que o conceito Mobile First quando falamos sobre desenvolvimento de sites.  Aliás, o próprio Google recomenda que todos os sites sejam responsivos, visto que sites responsivos performam melhor nas buscas. Convenhamos, se o Google fala, a gente só obedece. Certo?

Mobile First x Mobile Only

Tendo em vista as transformações digitais, um novo conceito anda surgindo nas novidades do mundo do desenvolvimento de sites. Mobile Only está relacionado ao consumo de internet apenas por dispositivos móveis. Uma realidade cada vez mais próxima dos brasileiros.

Segundo um estudo sobre o uso das tecnologias de informação no país, realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, 58% das pessoas que utilizam a internet no seu dia a dia consomem seus conteúdos apenas através dos seus smartphones.

Diante deste cenário, o novo conceito abraça a ideia de que em breve, a maioria da população irá realizar suas compras online exclusivamente pelos dispositivos móveis. Por isso, se faz necessário pensar em novas estratégias e modelos de produtos/serviços que enxerguem as aplicações mobile como premissas na satisfação dos usuários.

Atualmente, o Mobile Only se configura como uma tendência de mercado. Entretanto, de acordo com as pesquisas na área, aparenta ser uma tendência bastante persistente. Em breve saberemos se a inclinação ao novo conceito se concretizará. Por ora, mantenha-se informado e prepare-se para o novo!

Curtiu? Confira também a diferença entre sites adaptativos e responsivos! 

 

CEO da D'Gitais

Apaixonado pelo Universo Digital, Rodrigo Assis é CEO da D'Gitais. Palestrante, professor e com mais de 20 anos de experiência no universo Digital, trabalhou nos E-Commerces da Americanas.com, Casa&Video e do extinto Comprafacil.com. Também atuou em projetos digitais para as empresas Ambev, Ipiranga, Globo, Credicard, Embratel, Sony, dentre outras.

4 Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp