Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / Afinal, qual a diferença entre SAC 2.0 e SAC 3.0?
sac 3.0

Afinal, qual a diferença entre SAC 2.0 e SAC 3.0?

Mais do que nunca, as formas de consumo estão se modernizando e consequentemente, os métodos de atendimento também. Por isso, o atendimento convencional se mostra ultrapassado e o SAC 2.0 perdendo o espaço para o mais recente SAC 3.0. Mas afinal, qual a diferença entre SAC 2.9 e SAC 3.0? É o que iremos descobrir neste artigo!

Como dito acima, o atendimento tradicional não contempla mais todas as necessidades dos consumidores. Por falar em consumidor, é preciso destacar que a terminologia SAC 3.0 surge na era da internet juntamente com um novo tipo de consumidor: o consumidor 3.0.

Porém, antes de chegarmos até o mais recente processo de atendimento do mercado, vale a pena fazermos um breve resumo histórico sobre a evolução do Serviço de Atendimento ao Cliente. Para os mais íntimos: SAC.

O que é SAC?

o-que-é-sac

O habitual Serviço de Atendimento ao Cliente, mais conhecido como SAC, foi criado para sanar a necessidade de um canal específico de atendimento entre o cliente e a empresa. Sendo assim, podemos afirmar que o SAC se manifesta como uma ponte de soluções!

Para atingir o sucesso na venda de seus produtos/serviços, o empreendedor precisa entender as dores dos seus consumidores e é por isso que um bom canal de atendimento se faz tão necessário.

Dica: ouvir o que o cliente tem a dizer, seus feedbacks e até mesmo as reclamações podem ser um grande trunfo na hora de entender o que o seu público realmente espera da sua empresa.

SAC 1.0: onde tudo começou!

sac-1.0

O tradicional atendimento chamado de SAC 1.0 foi marcado por uma série de burocracias, fazendo com que uma pequena dúvida se tornasse um fadigoso processo para o consumidor.

Costumeiramente, o atendimento do SAC tradicional era realizado através do contato telefônico. As empresas desenvolviam inúmeras transferências até que finalmente, o cliente conseguisse tirar a sua dúvida. Uma simples dúvida se tornava algo altamente fadigoso.

Dessa forma, o mercado entendeu a carência de um canal mais dinâmico, o qual facilitasse a vida de seus clientes. Com a evolução da tecnologia, o SAC se reinventou e mais do que isso: modernizou os seus processos!

SAC 2.0: o lugar em que a maioria das empresas estão!

sac-do-futuro


Num mundo em que as redes sociais são acessadas a todo momento, nada mais justo do que utilizá-las para potencializar a comunicação dos negócios. Isto é, quem nunca utilizou o Facebook, Instagram ou Twitter para entrar em contato com uma empresa?

Sendo o SAC mais utilizado nos dias de hoje, o SAC 2.0 se beneficia dos avanços tecnológicos, como a inteligência artificial, para aprimorar a sua ferramenta de atendimento ao público. Por exemplo, a implementação de bots automáticos já é uma realidade!

Todavia, engana-se quem pensa que a segunda geração do SAC é o que temos de mais novo no mercado. Como falamos acima, a era do SAC 3.0 já chegou entre nós. Mas antes de mergulharmos em seu conceito, vale a pena conhecer o consumidor 3.0.

Consumidor 3.0: o nativo da internet!

Assim como o SAC 2.0 nasceu através do surgimento de um novo modelo de consumidor mais moderno e antenado às redes sociais, a terceira geração do Serviço de Atendimento ao Cliente segue a mesma linha.

Com um smartphone na palma da mão e muito critério na decisão de compra, nasce o consumidor 3.0. Diferentemente do consumidor 2.0 que vê a internet como uma possibilidade, o mais atual consumidor se apresenta completamente inserido nas plataformas digitais. 

Para ele, comprar pela internet é algo intrínseco, uma vez que o mesmo se apresenta nativo da mesma. Muito mais informado, conectado e sensível aos valores, o consumidor 3.0 busca excelência na sua busca pelo produto ideal. Um baita desafio para as empresas!

SAC 3.0: o futuro do atendimento ao cliente!

servilo-de-atendimento-ao-cliente

Finalmente, chegamos ao tão citado SAC 3.0! Proveniente do exigente consumidor 3.0, o qual se depara com um mar de variedades a sua disposição, a nova geração surge com o desafio de atender às novas demandas deste novo consumidor.

Vamos aos fatos: o SAC 2.0 não é mais suficiente para solucionar as dores dos seus clientes. Logo, a inserção de um atendimento muito mais alinhado à tecnologia se faz necessário para conhecer a fundo quem são os seus consumidores.

Exemplificando: o seu cliente entrará em contato com o seu negócio através de um determinado canal e mesmo que continue o atendimento em outro canal de comunicação, as informações obtidos no início não serão perdidas. Muito mais qualidade na operação!

Descubra como implementar o SAC 3.0 na sua empresa!

sac

Invista na análise de dados

Primeiro, você precisa analisar todas as informações dos seus clientes. Para isso, as redes sociais possuem informações primordiais sobre os usuários do seu perfil. Examine os dados e crie estratégias de SAC para otimizar o processo de atendimento de maneira assertiva.


Entenda as oportunidades dos canais digitais

Em seguida, junte as informações obtidas para traçar o perfil dos clientes e investigue as principais oportunidades do seu negócio nas redes sociais. Por exemplo, se o seu público é extremamente ativo em uma rede social, vale a pena colocar um SAC disponível na mesma.

Automatize o atendimento do seu negócio

É hora de sair na frente da concorrência com muito mais agilidade no seu atendimento. Através dos mais diversos fluxos de atendimento, é possível utilizar recursos como bots de Whatsapp, SMS e Messenger para facilitar a comunicação do seu negócio. Este é desafio.

Curtiu? Aproveite e confira também a nossa matéria sobre autoatendimento, uma das novas tendências de mercado!

Pesquisadora da cultura midiática contemporânea e seus fenômenos. Luiza Melo é gradua no curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Produção de Conteúdo e Social Media há seis anos. Trabalhou no gerenciamento de mídias sociais de empresas na área educacional pública, comércio varejista, influenciadores digitais e coordenou lançamentos de produtos digitais.

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp