Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / Estratégia  / Como aumentar as vendas no Natal com Marketing Digital
aumentar as vendas no natal com marketing digital 2

Como aumentar as vendas no Natal com Marketing Digital

Dicas de estratégias e ferramentas de marketing digital para aumentar as vendas no Natal

Como foram as vendas da Black Friday para você? No total, as lojas online faturaram R$ 5,419 bilhões entre quinta e sexta, de acordo com levantamento da consultoria Neotrust. Agora, a expectativa é aumentar as vendas no Natal!

O otimismo tem explicação. Além do crescimento dos e-commerces durante a pandemia, tanto a Black Friday quanto o Natal tem grande apelo de vendas. A diferença é que, no caso da Black Friday, as vendas são realizadas por impulso. Os consumidores são seduzidos pelos preços baixos.

Já no Natal, a compra de presentes é uma tradição. Não se trata de uma venda por impulso, mas sim de uma venda compulsória.

Para te ajudar a lucrar mais na principal data do comércio mundial, confira dicas para aumentar as vendas no Natal com marketing digital.

1. Crie uma identidade visual para sua empresa

Árvores, luzes piscando, gorros de “papai Noel”. O Natal possui vários ícones que podem ser utilizados por sua empresa para atrair a atenção e a simpatia dos consumidores.

Por isso, nada de timidez. Seus concorrentes estão mostrando aos potenciais clientes que esse é um momento de celebração e de trocar presentes. Por que você iria ficar dessa festa? A comunicação temática precisa estar presente em todos os canais: loja física, loja online, site, blog, redes sociais e e-mail marketing.

Mas lembre-se: sua comunicação precisa ter uma unidade. Nada de usar uma “decoração” de Natal dourada na loja e outra verde no site. O consumidor precisa associar imediatamente o visual do seu site com o visual de sua loja. Isso vai ajudar bastante a aumentar as vendas no Natal, desde que tudo seja feito com bom gosto.

2. Construa landing pages (páginas focadas em captação de contatos)

 

As landing pages são essenciais para a obtenção de leads (potenciais clientes). Você pode pegar contato de potenciais clientes e trabalhar com um comercial focado ou mesmo oferecer algum benefício para compras. Portanto, trata-se de uma importante ferramenta para aumentar vendas no Natal com marketing digital. Use temas natalinos e sempre ofereça alguma coisa em troca das informações do lead.

3. Sugira presentes

aumentar as vendas no natal com marketing digital

Muitas vezes o consumidor acessa sua página sem ter exatamente a certeza do que deseja comprar. A dúvida pode ser uma grande inimiga da conversão. Por isso, crie em seu site uma lista de desejos que as pessoas possam preencher. Use essa informação para mandar e-mail marketing com ofertas um pouco antes do Natal.

Use seu blog para facilitar a vida do “amigo secreto” sugerindo presentes que combinem com as “personalidades” do colega de trabalho. Pode ter uma lista para quem é muito organizado, ou para quem gosta de viajar, para o “geek”, etc. Outras opções podem ser listas de presentes por categoria de produto ou lista dos mais vendidos.

Vale criar postagens no blog e nas redes sociais destacando essas listas.

4. Aposte na emoção para aumentar vendas no Natal

Por mais que as pessoas estejam apressadas para realizar as compras, nunca subestime o poder da emoção. Aproveite que o público está mais aberto às mensagens que tocam o coração e aposte em vídeos e textos cheios de mensagens de conciliação, superação e recomeço. Se for bem feito, não tem quem não goste.

5. Destaque as ofertas

Essa é uma estratégia que nunca falha. Destaque nas suas ferramentas de comunicação digital promoções e descontos imperdíveis. Um desconto no presente da mamãe pode significar um presente a mais para a tia distante. Destaque esses preços diferenciados com janelas pop-ups, landing pages, email marketing e até mesmo WhatsApp.

6. Faça sorteios, promoções ou concursos

Sua empresa estará disputando a atenção do comprador com inúmeros concorrentes, por isso gerar engajamento é fundamental para se destacar. Sorteios, promoções e concursos pode ajudar sua marca a gerar mais interesse.

7. Realize um Live Shopping!

Promoções exclusivas, lançamento de produtos, demonstração dos serviços, com o live shopping é possível mostrar o seu produto de maneira muito mais real para o seu público. Além disso, a estratégia promove um forte entretenimento entre a marca e a audiência.

E você e sua empresa, qual está sendo sua estratégia para aumentar vendas no Natal com marketing digital? Conte para a gente nos comentários.

CEO da D'Gitais

Apaixonado pelo Universo Digital, Rodrigo Assis é CEO da D'Gitais. Palestrante, professor e com mais de 20 anos de experiência no universo Digital, trabalhou nos E-Commerces da Americanas.com, Casa&Video e do extinto Comprafacil.com. Também atuou em projetos digitais para as empresas Ambev, Ipiranga, Globo, Credicard, Embratel, Sony, dentre outras.

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp