Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Empreendedorismo  / Como usar o Whatsapp Business no seu negócio!
whatsapp-business

Como usar o Whatsapp Business no seu negócio!

Se você ainda não sabe como usar o whatsapp business no seu negócio, fique tranquilo. A D’Gitais separou um manual completíssimo para os empreendedores que ainda não aplicaram a ferramenta no seu próprio negócio. Arraste para baixo e confira!

Antes de qualquer coisa, precisamos pontuar que o aplicativo do whatsapp possui mais de 120 milhões de brasileiros conectados em sua rede social. Por isso, investir neste canal como estratégia de Marketing Digital se torna imprescindível.

Considerando o fenômeno do aplicativo de conversas privadas, o whatsapp business foi lançada há dois anos para auxiliar os pequenos e médios negócios, a fim de elevar o relacionamento entre empresa x cliente para um outro patamar.

Através do whatsapp para empresas é possível potencializar a forma de se comunicar com possíveis clientes. Automação de mensagem, categorização de leads e a criação de um perfil comercial estão entre as suas vantagens. E o melhor de tudo: o app é GRATUITO.

Como criar o WhatsApp Business?


wpp-business-criar

Chegou a hora de juntar aos mais de 5 milhões de empreendedores que utilizam o whastapp business como ferramenta de relacionamento com o cliente. Vale lembrar que o Brasil configura o segundo maior mercado da ferramenta, perdendo apenas para a índia.

Sendo assim, mãos à obra, aprenda de uma vez por todas como criar o whatsapp business para o seu negócio e aproveite o melhor das estratégias virtuais de Marketing. Vamos nessa!

Baixe o aplicativo:

Você pode baixar o aplicativo através do Google Play ou da App Store, é só cadastrar as informações de contato, assim como no whatsapp messenger.

Falando sobre o messenger, possivelmente, você utilizou a ferramenta para se comunicar com o público do seu negócio, certo? Na hora de instalar o whatsapp business, é possível migrar os seus dados do messenger para o novo aplicativo.

Entretanto, o número cadastrado não ficará disponível para o whatsapp messenger, somente no whatsapp business. Porém, caso o seu celular possua dois chips, é só cadastrar um número para cada versão do whatsapp.

Dica: o whatsapp business também permite o cadastro através do telefone fixo.

Insira informações da sua empresa:

Realizado o cadastro, é chegada a hora de inserir todas as informações principais sobre o seu negócio. Não esqueça de manter os dados atualizados sempre que houver uma mudança de endereço, telefone, entre outros.

Confira algumas informações primordiais para adicionar ao seu perfil comercial!

1) Acrescente o endereço do seu espaço físico (se houver);

2) Realize uma breve descrição sobre o serviço oferecido;

3) Insira o horário comercial de atendimento;

4) Inclua os outros canais de atendimento como site, e-mail e redes sociais.

Como configurar mensagens automáticas no WhatsApp Business?

respostas-automáticas-wpp

Nada melhor do que otimizar o tempo do seu negócio com a ajudinha incrível da automação de mensagens do whatsapp business. De forma gratuita, o aplicativo permite que o pequeno empreendedor administre seus clientes através de respostas automáticas.

Aprenda a configurar mensagens automáticas na versão corporativa do whastapp!

Mensagem de ausência

1. Abra o seu whatsapp business e clique no ícone de três pontinhos no canto direito na parte superior da tela;

2. Assim que o menu abrir, clique em configuração e na tela seguinte escolha a opção “Configurações da empresa”;

3. Selecione “Mensagem de ausência” e ative a opção “Enviar mensagem de ausência”;

4. Toque no ícone de lápis ao lado de “Mensagem de ausência” para escrever uma resposta automática de ausência e conclua em “OK” para gravar a mensagem;

5. Na aba “Horário” você pode definir o momento em que a mensagem de ausência deverá ser ativada. Pode ser “Enviar sempre, Horário programado (é só escolher a hora) ou Fora do horário comercial”;

6. Então, na seção “Destinatários”, selecione quem deverá receber o conteúdo automático e conclua a automação selecionando a opção “Salvar” no canto direito da tela.

Mensagem de saudação

1. Abra o whatsApp business e selecione o menu no canto superior direito da tela.  Em seguida, clique em “Configurações da empresa”;

2. No novo menu, acesse a “Mensagem de saudação”;

3. Ative o envio da saudação e selecione o ícone de lápis para editar o texto da mensagem automática. Personalize a resposta de saudação e depois clique em “OK”;

4. Para finalizar, é só clicar em “Salvar” para que a mensagem de saudação automática seja configurada.

Mensagem personalizada

1. Ao abrir o whatsapp business, selecione os três pontinhos no canto superior da tela e clique em “Configurações da empresa”;

2. No menu, clique em “Respostas rápidas” e adicione as suas respostas personalizadas.

3. Digite a sua mensagem e defina o atalho que será utilizado para que o programa encontre a frase específica. Por exemplo, na frase “estamos abertos de segunda à sexta, das 9h às 18h” o atalho será a palavra “hora”;

4. É possível inserir até três palavras-chaves para localizar as respostas personalizadas. Assim que concluí-las, basta clicar em “Salvar”;

5. Por fim, para enviar suas respostas rápidas basta abrir uma janela de bate-papo e na caixa de mensagem digite “/” junto ao atalho definido. Toque sobre o texto da mensagem personalizada quando aparecer na tela e envie para seus clientes. 

Como criar catálogo de Produtos no WhatsApp Business?

 

catalogo-de-produtos

Além das respostas automáticas, o whatsapp business possui uma importante funcionalidade. A criação de um catálogo de produtos possibilita a inclusão dos produtos/serviços realizados pelos pequenos empreendedores.

Este catálogo poderá ser visualizado por todos os usuários da versão whatsapp messenger que adicionarem o seu número do whatsapp business aos seus contatos.

Descubra como criar o seu catálogo de produtos!

1. Abra as “Configurações” e selecione “Configurações da empresa”;

2. Clique em “Catálogo”, “Adicionar produto ou serviço”;

3. Se já houver produtos/serviços cadastrados clique em “+”;

4. Na próxima tela, pressione “Adicionar imagens”, em seguida “Nome do produto ou serviço” e escolha um nome;

5. Após, clique em “Preço R$” para adicionar o valor;

6. Para finalizar, toque em “Mais campos” para acrescentar uma descrição (detalhes, links, códigos de barras) e finalize selecionando a opção “Salvar”.

Conheça o mais novo WhatsApp Pay!

whatsapp-payment

Neste mês, o whatsapp anunciou uma nova modalidade de pagamentos através do seu aplicativo. O whatsapp pay permite que usuários do whatsapp business e também do messenger enviem e recebam dinheiro através da ferramenta.

Segundo Mark Zuckerberg, a nova função não cobra taxas de serviços para transferências ou pagamentos via cartão de crédito ou débito. Para facilitar ainda mais, os pagamentos são consultados através da aba “Pagamentos”.

Agora, os empreendedores cadastrados no whatsapp business possuem a opção de vender seus serviços/produtos através da ferramenta, garantindo a agilidade no processo de compra dos seus usuários.

Observação: no dia 23/06, o Banco Central determinou a suspensão dos pagamentos via whatsapp. Por ora, o BC visa a realização de uma análise prévia a fim de garantir a segurança e privacidade de dados adequados ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Curtiu? Confira também 5 plataformas gratuitas para você criar o seu Delivery Próprio!


Pesquisadora da cultura midiática contemporânea e seus fenômenos. Luiza Melo é gradua no curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Produção de Conteúdo e Social Media há seis anos. Trabalhou no gerenciamento de mídias sociais de empresas na área educacional pública, comércio varejista, influenciadores digitais e coordenou lançamentos de produtos digitais.

2 Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp