Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / Desenvolvimento  / Criação de Sites e Blogs  / Como criar um site institucional de sucesso para a sua empresa!
site institucional de sucesso

Como criar um site institucional de sucesso para a sua empresa!

Não é de hoje que empresas precisam criar um site institucional independente do seu ramo de atuação. Entretanto, a pandemia acelerou ainda mais a necessidade dos negócios terem presença digital, apresentando seus serviços na web e tornado as suas páginas virtuais uma porta de entrada para potenciais novos clientes.


Porém, é importante salientar que ao buscar profissionais ou uma agência para a execução do trabalho, o empreendedor tem que ter ciência de algumas características e funcionalidades que devam constar em seu website, bem como erros que são cometidos e impedem o sucesso na geração de resultados.

Mas antes de listarmos o que deve ter no canal virtual da sua empresa, falaremos sobre a principal plataforma para criar um site institucional, o WordPress.

 

WordPress: a maior plataforma para criar um site institucional.

Criado em 2003, o WordPress se tornou a plataforma para criação de sites mais utilizada no mundo inteiro e isso se deve a vários fatores que vão desde o seu uso simplificado até a sua interface intuitiva.

Além disso, esta plataforma disponibiliza uma série de outros benefícios, tais como a presença de infinitos recursos que garante uma eficiência maior e mais segura em relação à administração do seu site institucional.

Com o WordPress o seu canal fica apto a suportar várias visitas, sempre fazendo uso de soluções atrativas e uma boa arquitetura informativa, proporcionando experiências ainda mais produtivas para o seu negócio. Sem contar que ele é uma das poucas plataformas hoje em dia que segue os padrões web e do Google.

Ao optar por criar seu site institucional no WordPress, busque profissionais que tenham experiência em produzir ótimas interfaces e experiências de navegação na plataforma, aumentando a possibilidade de gerar negócios para sua empresa.

Agora que você já conhece a principal plataforma do mercado, vamos a lista de funcionalidades e características que precisam constar em um projeto de site institucional de sucesso! 

6 características e funcionalidades indispensáveis para criar um site institucional de sucesso

1) Ser mobile first

Estudos mostram que o telefone celular é o principal meio que os brasileiros utilizam para acessar a internet. Com isso, a proposta do Mobile First é criar o site institucional a partir do seu modelo em versão mobile. Afinal, pense bem: você acabou de sair de uma reunião e deixou seu cartão com o cliente. Com certeza o cliente vai acessar o seu site para saber mais. E fará da forma mais prática possível para ele, através do celular.

Ou seja, a única coisa que muda ao trabalhar com o conceito mobile first é ter o site institucional visto pelo celular como base do projeto de desenvolvimento. Após a avaliação da performance do site, o designer passa para as próximas etapas. Adaptação do layout para Tablet e Notebook/Desktop.

Caso queira saber mais, temos um artigo que trata sobre o conceito do Mobile First.

2) Ser um site institucional responsivo

Após projetarmos o site em sua versão mobile, é importante que ele também proporcione uma ótima experiência em todos os dispositivos (tablets, notebooks e desktops).

Por o site institucional não necessitar proporcionar ao usuário experiências muito complexas, o desenvolvimento responsivo é bem prático e construído de forma ágil, o que o torna uma ótima opção a um esforço e consequentemente custo menor.

Existe um outro conceito de desenvolvimento de site, que é o site adaptativo explicado nesse artigo, onde também comparamos suas diferenças.

3) Caprichar no design

Responsável por apresentar o posicionamento da sua marca na internet (branding), é o design do seu site quem fará o primeiro contato visual com o seu cliente. Então é imprescindível que o projeto conte com um designer experiente no digital, que esteja atualizado com as práticas mais recentes em usabilidade e arquitetura da informação, para que seja aplicado no projeto, aumentando a possibilidade de conversão (lead). 

Construindo bem os layouts das páginas do site, usando de forma adequada a identidade visual da sua empresa (uso das cores, tipografias e elementos visuais) e com uma estrutura de organização da informação muito bem pensada, o designer entregará uma boa experiência para o seu usuário. Isso significa que ele vai interagir mais e por mais tempo com seu site e ainda absorver melhor toda a informação ali disposta.

4) Foco em conversão

Ao projetar os layouts do site institucional com foco na geração de negócios, o designer tem que pensar em levar o usuário a executar uma ação. Para isso, os call-to-actions (botões que conduzem à ação como “fale conosco” ou “solicite um orçamento”) e os formulários são fundamentais para direcionar o usuário a uma determinada ação que seja interessante para sua estratégia. 

Um outro botão (CTA) bastante utilizado ao criar um site institucional é do whatsapp. Por ser a ferramenta de comunicação mais utilizada no momento, tê-lo disponibilizado e flutuando em todas as páginas do site se torna crucial para a rápida captação de contatos (leads). 

5) Conteúdo é rei

Para ter um site institucional de sucesso, precisamos trazer as informações do seu negócio, tal qual montamos uma apresentação em PDF. São páginas fundamentais para explorarmos:

 

  • Uma ou mais páginas falando sobre a empresa, com informações de missão, visão e valores. Vale à pena explorar sua equipe na página da empresa;
  • Uma ou mais páginas falando sobre seus serviços;
  • Uma ou mais páginas de portfólio, explorando seus clientes e trabalhos de sucesso.

 

6) Otimizar o site SEO

O posicionamento de um site nos buscadores pode definir não apenas o nível de sucesso de uma empresa, como até mesmo determinar se ela existe ou não. Pesquisas apontam que 93% dos processos de escolha de um prestador de serviço começam pela Busca Orgânica.

O Google é o principal motor de buscas e possui uma série de critérios para o ranqueamento de sites em seus resultados. Criar o seu site institucional nesses critérios, consequentemente a sua posição nos resultados de pesquisa melhorará.

Vale salientar que um levantamento recente concluiu que 46% das pesquisas realizadas na web têm relação com a procura de serviços.

Erros ao contratar uma agência para criação do seu site institucional

Por experiência, venho agora falar dos erros cometidos nesse tipo de parceria. É importante saber que a agência tem profissionais que vão prestar um serviço a você, conforme falado acima e, para tal, precisa conhecer as suas ideias e a sua personalidade. Logo, você deve gerar conteúdo para que ela trabalhe e crie em cima do que é fornecido. 

E, para se ter uma boa relação de parceria, além de fornecê-los material para o trabalho, você deve confiar no serviço e dar tempo para observar resultados. 

Elenquei os principais erros ao contratar profissionais para criar o site institucional do seu negócio. Vamos lá!

  1. Querer desenvolver o site sem antes ter desenvolvido sua marca. É a sua identidade visual que dará a personalidade para o site;
  2. Deixar tudo nas mãos da agência, o famoso “se vira nos 30”;
  3. Não confiar e “obrigar” que seja feito do seu jeito;
  4. Não disponibilizar material (textos, fotos, vídeos…);
  5. Ficar refém dos servidores da agência. Dê preferência por ter o seu próprio serviço de hospedagem.

E, ao contratar uma agência para criar o seu site institucional, busque conhecer um pouco mais sobre os profissionais. Verifique a sua reputação, conheça os clientes com que trabalhou e o seu portfólio. Além de terem variações grandes na disponibilidade de serviços oferecidos, as agências têm métodos de trabalho diferentes. Se não houver sintonia entre o seu jeito de conduzir as atividades e o da parceira, pode ficar mais difícil a parceria dar certo.

Espero ter ajudado e, precisando criar um site institucional de sucesso, venha conversar comigo. Será um prazer detalhar o nosso método de trabalho.

Leia também: O Poder do Blog para Serviços

CEO da D'Gitais

Apaixonado pelo Universo Digital, Rodrigo Assis é CEO da D'Gitais. Palestrante, professor e com mais de 20 anos de experiência no universo Digital, trabalhou nos E-Commerces da Americanas.com, Casa&Video e do extinto Comprafacil.com. Também atuou em projetos digitais para as empresas Ambev, Ipiranga, Globo, Credicard, Embratel, Sony, dentre outras.

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp