Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / Estratégia  / Consultoria  / Como garantir a segurança na Black Friday?
black friday

Como garantir a segurança na Black Friday?

A segurança na Black Friday é um dos assuntos onde os comércios eletrônicos se tornam mais vulneráveis. Isso ocorre principalmente com micro e pequenos lojistas, pela falta de preparo, interesse e conhecimento por parte do empreendedor. É nesse período onde criminosos encontram oportunidades, em meio ao tumulto de transações. Portanto, conseguem fraudar compras, informações de clientes e até interceptar dados de cartões e produtos.

Sem dúvidas, a maioria das fraudes e invasões poderiam ser evitadas caso alguns parâmetros e medidas internas de segurança fossem tomadas por parte do empreendedor. Essas medidas não trazem lucro imediatamente, uma vez que o valor gerado pela segurança não é percebido diretamente pelo cliente. Por isso, muitos ainda acham que não há necessidade de investimento nessa área.

E o empreendedor não está totalmente errado. Caso ele decida investir em segurança, dificilmente conseguirá converter isso em curto prazo à uma porcentagem de lucro, fluxo de clientes ou captura de leads maior. Mas influencia a longo prazo, na capacidade de se estabelecer no mercado e na capacidade de retenção de clientes.
Em marketing, chamamos tecnicamente de Churn a relação clientes novos x clientes perdidos.
Isso porque clientes insatisfeitos com a segurança na Black Friday espalham sua insatisfação para outras pessoas. Isso torna muito mais caro o processo a fim de conquistar novos clientes ou recuperar os perdidos. (Philipe Kotler em seu livro ” Marketing 2.0 “). Logo, investir em segurança, ainda mais na Black Friday se torna mercadologicamente estratégico, pois influencia diretamente no marketing e no lucro de sua loja.

Para facilitar a aplicação da segurança na Black Friday, listei 4 ferramentas que podem colaborar com o seu e-commerce!

Gateway de Pagamento

Gateway de Pagamento são empresas que contém tecnologia para mediar suas vendas com seus clientes. As mais populares como PagSeguro e Paypal contém uma rigorosa análise anti-fraude em cada compra e até oferecem suporte ao lojista caso alguma ocorra.

Certificado SSL

Na prática, o SSL criptografa as informações trocadas entre Cliente x Loja Online. Sendo assim, só ocorre a descriptografia da mensagem quando ela é recebida pelo seu destinatário. Essa medida de segurança impede que informações dos clientes ou da sua loja sejam acessadas por criminosos virtuais.

Hospedagem

A hospedagem guarda em seus servidor todos os arquivos do seu site. Portanto, isso inclui o usuário e senha de acesso à sua loja, por isso, esteja atento a hospedagem contratada. Muitas hospedagens, para reduzir custos, oferecem servidores compartilhados com baixíssimos parâmetros de segurança. Dessa forma, facilita-se que hackers roubem informações sigilosas ou interceptem transações de seus clientes como números e senhas dos cartões de crédito.
Procure por hospedagens que já estão estabelecidas no mercado. Busque conhecer dentro de fóruns ou comunidades quais as opiniões de pessoas que já fazem uso do serviço. Atente-se também para a qualidade do suporte. Caso você tenha alguma transtorno como site fora do ar por alguma tentativa de invasão, um suporte técnico bem preparado poderá bloquear acessos via IP. Dessa forma, é possível impedir o sucesso dos criminosos. Além de poder guiá-lo sobre como evitar uma próxima tentativa de invasão utilizando a própria tecnologia da hospedagem.

Plataformas

Primeiramente, conheça bem a plataforma ou CMS (Content Manegement System, ou em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). A mais popular delas é o WordPress contendo cerca de 75% de todo mercado mundial utilizando na construção de todo tipo de site, desde blogs à lojas onlines. No caso do WordPress principalmente, algumas extensões são usadas para torná-lo em um canal de venda, como o WooCommerce ou Shopify. Contudo, ainda existem outros como o Vtek ou Magento. O uso dessas plataformas já estabelecidas no mercado lhe oferece extensões que aumentam a segurança da sua loja. Além de, sobretudo, contar com conteúdos em maior quantidade sobre segurança e um melhor suporte da comunidade.
Não existe mágica, apenas oportunidades!

Confira também o nosso último artigo sobre como os seus fornecedores podem colaborar com a sua Black Friday!

Incessantemente curioso, apaixonado por tecnologia e por qualquer área que fomente a inovação. Front-End Developer da D’Gitais.

2 Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp