Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Empreendedorismo  / Live shopping para lojas de vinhos. Aprenda como revolucionar suas vendas!
live shopping para lojas de vinhos

Live shopping para lojas de vinhos. Aprenda como revolucionar suas vendas!

Em 2020, por causa da pandemia, o brasileiro apreciador de vinho fez uma das duas ações a seguir: assistiu a uma live ou consumiu vinho muito mais do que em qualquer outro ano. Correto? Então porque não fazer uma live shopping para lojas de vinhos?

É exatamente sobre isso que trata esse artigo: como as lojas de vinhos podem se beneficiar do novo formato de vendas ao vivo que vem ganhando cada vez mais destaque no marketing digital.

Se você possui um negócio físico no mercado de vinhos e ainda não alinhou estratégias eficientes para os canais digitais, confira o nosso passo a passo para fazer uma live shopping e revolucionar suas vendas. É só arrastar para baixo!

Mas afinal, o que é Live Shopping?

Os novos formatos de lives lembram os canais de compras de televisão ao vivo, só que desta vez, as compras são online e não acontecem apenas à noite, mas em todas as horas do dia, com muito mais dinamismo e autenticidade na hora das vendas, através de plataformas de vídeo, como YouTube ou Instagram.

Promoções exclusivas, lançamento de produtos, demonstração dos serviços, com a live shopping é possível mostrar o seu produto de maneira muito mais real para o seu público. Além disso, a estratégia promove um forte entretenimento entre a marca e a audiência. 

Imagina você, dentro da sua loja de vinho, conseguir aproximar o sommelier do cliente através da live, ensinando um pouco do linguajar usado para falar sobre vinhos, ensinando a harmonizar refeições, tirando dúvidas e trazendo as informações do vinho?

Além de ajudar a mostrar a profissionalidade e seriedade do seu estabelecimento na oferta de bebidas e de serviço de qualidade, aproximará o negócio do seu cliente e potencializará suas vendas. Pronto, agora é só entregar os vinhos pelo seu serviço.

 

E como fazer sua Live shopping para lojas de vinhos

live shopping para lojas de vinhos


1) Monte o roteiro da sua live shopping

A live shopping para lojas de vinhos precisa ter começo, meio e fim, e aí entra a necessidade de montar um roteiro para não se perder. Não se trata de um script robotizado para você repetir através de um telepronter, porém, organizar os tópicos que serão tratados pode trazer muito mais segurança na hora de compartilhar as suas ideias com a audiência.

Dicas para seu roteiro: 

  • O sommelier ou dono da loja de vinhos inicie a live dando boas vindas ao público e se apresente;
  • Explique sobre o que você falar;
  • Quebre o gelo com o público convidando ele a interagir e leia os comentários;
  • Liste as dúvidas que geralmente as pessoas têm sobre o vinho que irá ofertar;
  • Se puder, ofereça um sorteio ou brinde ao final da live, comunicando na abertura;
  • No encerramento, agradeça ao público e comunique o tema e data da próxima live.

 

2) Defina a tecnologia de transmissão da sua live shopping

Para iniciar, escolha a plataforma! Como a Luiza Melo abordou em seu artigo da importância do Instagram no mercado de vinho, essa é a melhor plataforma para você trabalhar a sua live. É no Instagram que você trabalha suas publicações com fotos das bebidas, vídeos com dicas de sommeliers, artes de harmonizações e receitas, assim a live se beneficia dos seguidores, bem como ajuda no aumento do engajamento das suas postagens.

Se, porventura, a sua loja de vinhos tiver um conteúdo sólido e constante no Youtube, a plataforma fica como uma boa alternativa por promover uma experiência mais completa para lives shopping do que o Instagram.

Escolhida a plataforma, um ótimo software para trabalhar em conjunto é o Streamyard. Essa é a ferramenta que vai controlar toda a sua live e possibilita, inclusive, as transmissões simultâneas em mais de uma plataforma. Funciona perfeitamente com o Instagram, YouTube, Facebook, TikTok e outros.

E o passo mais decisivo na preparação da live shopping para lojas de vinhos, certifique-se de que o seu smartphone ou notebook garanta a qualidade de som e imagem que a sua live necessita. Além de possuir uma boa conexão no ambiente escolhido. Ah, tenha um plano B para caso o WI-FI perca a conexão.

 

3) Divulgue! É a alma do negócio

Antes da live shopping: Faça uma arte e publique em suas redes sociais com antecedência. Se puder, patrocine a publicação para alcançar ainda mais potenciais interessados. Nos stories do Instagram, coloque contador para as pessoas receberem alerta da live shopping. Isso fará com que os seus seguidores se planejem para assistir e ainda avisem aos amigos.

Na live shopping: jamais atrase o horário marcado da live e use um gerador de QR Code para divulgar cada um dos seus vinhos. Será através desse QR Code que o cliente comprará seus produtos (via whatsapp ou sua plataforma de delivery).

Após a live shopping: salve-a para promovê-la no feed posteriormente e use esse material para distribuir em pílulas de conteúdos em seus canais.

Curtiu? Aproveite e confira também WhatsApp Para Turbinar As Vendas Das Lojas De Vinhos.

 

Deixe-nos ajudar a criar sua estratégia de marketing digital para o mercado de vinhos

Após ler o nosso artigo e você achar que precisa de ajuda para criar a plataforma própria da sua loja de vinhos ou trabalhar com o marketing  digital do seu negócio, seja um apoio na estruturação de um novo negócio ou para turbinar as vendas no universo online de uma loja de vinhos consolidada, não hesite em entrar em contato conosco. Temos uma equipe extremamente qualificada e pronta para te ajudar!


Referências: 

Passo a passo para fazer uma live de sucesso, por Luiza Melo.

Descubra como utilizar a Live Shopping em seu negócio!, por Luiza Melo.

Criando seu Live Commerce com R$ 0,00, por Gustavo Esteves.

Como o live shopping está revolucionando as vendas online?, por omnichat

Conteúdo para live: como criar um roteiro de sucesso, por Letícia Maciel

CEO da D'Gitais

Apaixonado pelo Universo Digital, Rodrigo Assis é CEO da D'Gitais. Palestrante, professor e com mais de 20 anos de experiência no universo Digital, trabalhou nos E-Commerces da Americanas.com, Casa&Video e do extinto Comprafacil.com. Também atuou em projetos digitais para as empresas Ambev, Ipiranga, Globo, Credicard, Embratel, Sony, dentre outras.

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp